Depois do sucesso de "Uma Aventura Lego", isto talvez fosse inevitável: o jogo "Minecraft", simulador de construção criativa que já vendeu mais de 35 milhões de cópias, está no caminho de se tornar um filme.
O criador do título, Markus "Notch" Persson confirmou os rumores através de sua conta no Twitter na quinta-feira (28). "Alguém está tentando vazar que estamos trabalhando com a Warner Brothers num potencial longa de 'Minecraft'", ele escreveu. "Eu que queria ter vazado essa informação!"
O blog de cinema "Deadline Hollywood" foi o primeiro a revelar a notícia, afirmando que a Warner Bros. comprou os direitos do jogo e já está planejando partes de um filme de ação –embora o lançamento esteja longe de ser confirmado ainda. Segundo o site, Roy Lee, produtor do sucesso "Uma Aventura Lego", irá supervisionar o projeto com sua empresa, a Vertigo Entertainment.
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Paisagem construída no "Minecraft"; alguns jogadores levam meses para completar projetos complexos |
Lançado em 2009 como um modesto projeto independente, "Minecraft" se tornou um fenômeno mundial, com mais de 100 milhões de usuários registrados em seu site oficial. Em 2012, o jogo faturou quase US$ 240 mi. Descrito como um "Lego digital", ele dá liberdade aos jogadores para explorar uma vasta paisagem constituída de blocos e construir o que quiserem, de castelos a naves espaciais, com uma ampla gama de materiais.
Originalmente feito para PC, o jogo está disponível agora no Xbox 360 e no PlayStation 3, e versões para a nova geração de consoles já estão sendo desenvolvidas. O título tem uma comunidade fanática de construtores comprometidos que costumam gastar meses em projetos arquitetônicos complexos. Alguns professores usam o game em salas de aula, para ensinar tudo desde mecânica a planejamento urbano.
Ao "Guardian", Persson confirmou o acordo em progresso e insistiu que seu estúdio, Mojang, dominará pelo menos um nível de controle criativo no projeto. "Eu queria saber o que era segredo", afirmou ele, em referência à maneira como o filme foi anunciado. "Mas posso dizer que assinar um acordo de 'faça o que quiser com o meu jogo' não parece algo que a Mojang faria."
No início de fevereiro, o desenvolvedor se posicionou contra e cancelou um filme de "Minecraft" planejado por fãs que buscavam US$ 600 mil em financiamento coletivo no Kickstarter. Ele postou em seu perfil no Twitter: "Não permitimos projetos baseados em nossa propriedade intelectual sem acordos :/".