Folha de S. Paulo


Fenômeno mundial, jogo 'Minecraft' pode ganhar adaptação para o cinema

Depois do sucesso de "Uma Aventura Lego", isto talvez fosse inevitável: o jogo "Minecraft", simulador de construção criativa que já vendeu mais de 35 milhões de cópias, está no caminho de se tornar um filme.

O criador do título, Markus "Notch" Persson confirmou os rumores através de sua conta no Twitter na quinta-feira (28). "Alguém está tentando vazar que estamos trabalhando com a Warner Brothers num potencial longa de 'Minecraft'", ele escreveu. "Eu que queria ter vazado essa informação!"

O blog de cinema "Deadline Hollywood" foi o primeiro a revelar a notícia, afirmando que a Warner Bros. comprou os direitos do jogo e já está planejando partes de um filme de ação –embora o lançamento esteja longe de ser confirmado ainda. Segundo o site, Roy Lee, produtor do sucesso "Uma Aventura Lego", irá supervisionar o projeto com sua empresa, a Vertigo Entertainment.

Divulgação
Paisagem construída no
Paisagem construída no "Minecraft"; alguns jogadores levam meses para completar projetos complexos

Lançado em 2009 como um modesto projeto independente, "Minecraft" se tornou um fenômeno mundial, com mais de 100 milhões de usuários registrados em seu site oficial. Em 2012, o jogo faturou quase US$ 240 mi. Descrito como um "Lego digital", ele dá liberdade aos jogadores para explorar uma vasta paisagem constituída de blocos e construir o que quiserem, de castelos a naves espaciais, com uma ampla gama de materiais.

Originalmente feito para PC, o jogo está disponível agora no Xbox 360 e no PlayStation 3, e versões para a nova geração de consoles já estão sendo desenvolvidas. O título tem uma comunidade fanática de construtores comprometidos que costumam gastar meses em projetos arquitetônicos complexos. Alguns professores usam o game em salas de aula, para ensinar tudo desde mecânica a planejamento urbano.

Ao "Guardian", Persson confirmou o acordo em progresso e insistiu que seu estúdio, Mojang, dominará pelo menos um nível de controle criativo no projeto. "Eu queria saber o que era segredo", afirmou ele, em referência à maneira como o filme foi anunciado. "Mas posso dizer que assinar um acordo de 'faça o que quiser com o meu jogo' não parece algo que a Mojang faria."

No início de fevereiro, o desenvolvedor se posicionou contra e cancelou um filme de "Minecraft" planejado por fãs que buscavam US$ 600 mil em financiamento coletivo no Kickstarter. Ele postou em seu perfil no Twitter: "Não permitimos projetos baseados em nossa propriedade intelectual sem acordos :/".


Endereço da página: