Folha de S. Paulo


Brasil turbina vendas de celulares da Sony no mundo

Em 2013, o Brasil foi o maior responsável pelas vendas da divisão de celulares da Sony no mundo. "Crescemos nossas vendas quatro vezes no ano passado. Em nenhum outro país viu-se o percentual que tivemos", afirmou em entrevista à Folha Ricardo Junqueira, presidente da Sony Mobile Brasil.

Os dados fiscais mais recentes da fabricantes japonesa indicam que seu crescimento global anual foi de 12%. O crescimento da Sony no Brasil foi de 292%.

Segundo o executivo, o número poderia ser ainda maior, mas a fabricante encontrou um gargalo na produção local, o que forçou o investimento em uma nova fábrica. Desde janeiro último, a empresa produz em Jundiaí (SP) telefones em parceria com a Arima.

A empreitada deve produzir novos dados positivos, diz Junqueira. Sem abrir um número concreto, o executivo afirma esperar que eles dobrem em 2014.

O super crescimento pode ser atribuído principalmente a dois fatores. A Sony lançou produtos de entrada, na faixa de R$ 500, apenas no ano passado. Além disso, a empresa registrou sucesso de produtos médios, com valor na faixa de R$ 1.000 —filão mais disputado pelos fabricantes no país.

Ainda assim, números da Sony devem ser consumidos com parcimônia. A participação da companhia nas vendas globais de smartphones é pequena. Segundo os dados mais recentes da consultoria IDC, a empresa tem 3,8% do mercado e é apenas a sétima colocada no ranking de fabricantes.

LANÇAMENTOS

No MWC, a empresa anunciou uma nova geração de produtos. Eles devem chegar ao país ainda neste semestre. Os preços ainda não são conhecidos.

Os consumidores brasileiros terão uma exclusividade em relação ao resto do mundo. A smartband (pulseira inteligente) será vendida junto com o Z2. Ela também será comercializada separadamente. O mesmo não se repetirá com o telefone.

Divulgação
Smartphone Xperia Z2
Smartphone Xperia Z2

O jornalista Bruno Romani viajou a convite da Nokia


Endereço da página:

Links no texto: