Folha de S. Paulo


Samsung segue Apple e inclui leitor de digitais no Galaxy S5

Em um evento cheio de pompa, a Samsung apresentou o Galaxy S5, novo smartphone topo de linha da companhia. Uma das principais novidades é um leitor de digitais, semelhante ao que possui o iPhone 5s, da Apple. O S5 será lançado em 11 de abril em mais de 150 países.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), para cerca de 5.000 pessoas em conferência da Mobile World Congress, uma das maiores feiras do setor móvel do mundo que acontece em Barcelona até quinta-feira (27).

Após a apresentação de uma orquestra, Jk Shin, presidente da divisão móvel da Samsung subiu ao palco e agradeceu os mais de 200 milhões de usuários da linha Galaxy.

O executivo apresentou novo visual do smartphone, que chamou de "modern glam" –a traseira é toda perfurada para que seja "mais fácil de segurar". O telefone agora é mais resistente à água que o S4, disse ainda, sendo que a vedação deixa o S5 mais resistente também contra areia e poeira.

O leitor de digitais, localizado no botão na parte inferior da tela de 5,1 polegadas, pode servir para substituir senhas, desbloquear documentos escondidos e até autorizar pagamentos no PayPal. É possível registrar até três digitais diferentes.

Para usá-lo, é preciso deslizar o dedo de baixo para cima –diferentemente do iPhone 5S, no qual basta pousar a digital em cima do botão. Em testes preliminares, o recurso funcionou com muita fluidez

O S5 tem o que a Samsung chamou de o "primeiro sensor de batimentos cardíacos em um celular".

Fica ao lado do flash da câmera —que agora tem 16 Mpixels e faz vídeos em 4K— na traseira do aparelho, e mede a pulsação pelo contato da ponta do dedo do usuário.

Por dentro, o S5 roda Android 4.4, um processador de núcleo quádruplo com 2,5 GHz, 2 Gbytes de RAM e uma bateria maior e um novo modo de economia de energia.

A Samsung promete que o S5 pode aguentar até 24h em modo de espera e ficar ligado até 20% mais tempo do que o Galaxy S4, o que significa 12 horas de vídeo ou 10 horas de uso conectado à internet.

A empresa sul-coreana foi responsável por 32,3% de todos os envios de smartphones para varejistas no ano passado, enquanto a Apple vem em segundo lugar, com 15,5% Em números absolutos são 319,8 milhões de smartphones, um salto em comparação com os 213 milhões de 2012. A Apple alcançou os 153,4 milhões, ante 135,8 milhões no ano anterior. Os dados são da consultoria Strategy Analitics.

O repórter ALEXANDRE ORRICO viajou a convite da Samsung


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