Folha de S. Paulo


Corrente falsa diz que WhatsApp será fechado após aquisição pelo Facebook

Uma mensagem falsa que diz que o WhatsApp seria encerrado nesta segunda-feira (24) em decorrência da aquisição pelo Facebook está sendo transmitida por usuários do aplicativo nesta manhã.

O texto enganoso diz que a agora "equipe do WhatsBook" encerrará a conta do WhatsApp do usuário caso ele não repasse para pelo menos 20 de seus contatos. "Após a confirmação do envio, o ícone ficará azul e você poderá usar o What'sBook normalmente", diz.

Reprodução

Não há risco para as pessoas que caíram na pegadinha e repassaram a mensagem, já que não há arquivos ou links sendo transmitidos no texto.

Esse tipo de corrente já vem aparecendo no aplicativo há um tempo no Brasil –a diferença para o texto atual é o oportunismo ao incluir uma novidade para torná-lo crível.

Após a compra do WhatsApp, o Facebook garantiu que o serviço continuará sendo operado independentemente e que seu modelo de negócios e estratégia será mantida (ao menos a princípio).

Também nesta segunda, o WhatsApp anunciou que terá chamadas de voz a partir do segundo trimestre deste ano.

RISCO

Outra mensagem, essa transmitida por e-mail pelos criminosos, oferece a versão para computadores do WhatsApp, o que a empresa já disse que não oferecerá.

Se executado, o arquivo que está sendo transmitido pelo e-mail pode infectar a máquina da vítima. A solução é não abrir a mensagem –segundo a TrendMicro, o assunto vem como "WhatsApp do Facebook Já Disponível"– e enviá-la à caixa de lixo eletrônico.


Endereço da página:

Links no texto: