Folha de S. Paulo


Início de namoro diminui quantidade e "alegra" posts no Facebook

O começo de um relacionamento amoroso no Facebook é caracterizado por um decréscimo significativo no número de publicações feitas na rede social e um incremento no uso de palavras que indicam sentimentos positivos, como "feliz", segundo um estudo realizado pela própria empresa.

Antes do início do namoro –detectado pelos pesquisadores por meio da atualização do perfil nesse sentido usando a rede social–, há um grande aumento no número de postagens (veja o gráfico abaixo), o que indica um período de "cortejo" de cerca de 100 dias.

Divulgação
Estudo do Facebook mostra diminuição de posts na linha do tempo conforme início de namoro
Estudo do Facebook mostra diminuição de posts na linha do tempo conforme início de namoro

O encolhimento na frequência das postagens na linha do tempo atinge um ápice cerca de 12 dias antes do começo do namoro, com 1,67 postagem por dia, e atinge o mínimo depois de 85 dias de relacionamento, chegando a 1,53 post por dia.

A pesquisa, conduzida pela divisão de ciência de dados do Facebook e liberada no dia de São Valentim (equivalente ao dia dos namorados), que neste ano foi celebrado nos EUA e outros países na última sexta-feira (14).

Foram estudados 460 mil casais que usam o Facebook em inglês e seus cerca de 18 milhões de postagens na rede durante o período da pesquisa.

A "positividade" das atualizações nos Facebooks feitas por namorados foi medida pelos pesquisadores por meio da subtração das menções a palavras como "amor", "ótimo", "feliz" pelas menções a "ódio", "dor", "mau".

Segundo o estudo, há um salto proeminente na "alegria" das postagens no primeiro dia de namoro, que é seguido de uma estabilização, ainda bastante acima da felicidade anterior ao relacionamento.

Divulgação
"Alegria" de postagens no Facebook antes e depois do início de um relacionamento

Endereço da página: