Folha de S. Paulo


Criador tira "Flappy Bird" do ar e diz que game arruína sua vida

Hoang Dinh Nam - 10.fev.14/AFP

O subitamente popular jogo para aparelhos com Android e com iOS foi tirado do ar na noite deste domingo (9) por seu desenvolvedor, o vietnamita Dong Nguyen, que afirmou que a popularidade do título "arruinava sua vida simples" e que "não podia mais aguentar isso". Quem já instalou o app não o perde, a menos que decida apagá-lo.

Nguyen, que não é ligado a qualquer empresa de games, havia dito que faturava por volta de US$ 50 mil por dia, cerca de R$ 119 mil, com propagandas que eram exibidas automaticamente aos jogadores.

AFP
Dong Nguyen, 29, em um cibercafé de Hanoi, capital do Vietnã
Dong Nguyen, 29, em um cibercafé de Hanoi, capital do Vietnã

Ele disse que a remoção não tem a ver com problemas judiciais e que continuará a desenvolver jogos. "Posso dizer que 'Flappy Bird' é um sucesso meu, mas ele também arruína minha vida simples. Então, agora eu o odeio", tuitou.

Nguyen não falou publicamente após ter tomado a decisão. Em discussões on-line, algumas pessoas apontavam para a possibilidade de o game ter sido alvo de um alerta extra judicial conhecido como "notice and take down", por meio da qual alguma empresa, antes de mover uma ação, solicita a remoção de conteúdo on-line que infringiria direitos autorais, apesar de o autor do game não ter confirmado qualquer coisa em relação a isso.

"Flappy Bird" é visualmente semelhante a games da franquia Mario, da Nintendo.

Já indisponível por meio da Google Play e da App Store, por onde vinha sendo distribuído, o jogo também pode ser encontrado em um arquivo APK (o padrão para aplicativos de Android) em sites, como no APK Android.

Ferramentas como o SnapPea permitem que usuários do sistema do Google possam fazer o back-up do aplicativo.


Endereço da página:

Links no texto: