Folha de S. Paulo


Enciclopédia de ciências humanas em espanhol é lançada na internet

Reprodução
Verbete de Noam Chomsky na Encyclopaedia Herder, projeto colaborativo em espanhol
Verbete de Noam Chomsky na Encyclopaedia Herder, projeto colaborativo em espanhol

A Herder Editorial coordena a "Encyclopaedia Herder", um projeto online, aberto e no colaborativo, que tem por objetivo criar uma grande base de conhecimento na internet sobre humanidades e torná-la acessível a todos os países de fala hispânica.

O editor Raimund Herder afirma: "a internet é hoje um ator essencial na criação e difusão do conhecimento, por isso fomos desenvolvendo a ideia de criar algo de valor para as comunidades científicas, uma plataforma de conhecimento partilhado sobre humanidades", segundo um comunicado publicado nesta quinta-feira (6).

A obra está organizada em duas partes, uma chamada "wiki", e outra que reúne grandes obras de referência da editora.

Na área "wiki", qualquer usuário cadastrado poderá editar conteúdos, fornecer documentos, links e resenhas, e passar a fazer parte da comunidade intelectual da obra, dispondo, por sua vez, de uma página pessoal com todo o material escrito e audiovisual que quiser divulgar.

Até o momento, já foram criadas postagens sobre mais de 600 autores e 1.850 conceitos.

Um comitê de especialistas, aprovado pelo editorial, supervisionará segundo protocolos de atuação a pertinência das propostas, que, uma vez aprovadas, passarão a fazer parte do conteúdo da enciclopédia.

Por outro lado, as obras do fundo editorial disponíveis são "Enciclopédia de obras de filosofia", de Franco Volpi; "Dicionário de filosofia", de Walter Brugger; "História de mulheres filosóficas", de Gilles Ménage; "Dicionário enciclopédico de sociologia", de Karl Heinz Hillmann e "Dicionário de filosofia em CD-ROM", de Jordi Cortés Morató e Antonio Martínez-Riu.


Endereço da página: