Folha de S. Paulo


Brasil deveria adotar software livre contra espionagem, diz sociólogo

O governo brasileiro deve se livrar de sistemas operacionais proprietários, como o Windows, para dificultar a espionagem na NSA, a agência de segurança nacional americana.

"Se você der uma olhada nos termos de uso do Windows, vai ver que além de varrer o sistema em busca de arquivos piratas, ele também coleta informações pessoais", diz Sérgio Amadeu, sociólogo e doutor em ciências políticas pela USP.

Amadeu falou em uma mesa sobre espionagem na sétima edição da Campus Party, evento sobre tecnologia e empreendedorismo que acontece até 2 de fevereiro, em São Paulo.

"Mesmo após as denúncias, a nossa presidente Dilma e nossos ministros continuam usando Windows. Mesmo com a comprovação de que a Microsoft colabora com a NSA", diz o sociólogo.

"Tudo bem você não querer trocar de sistema por não se achar um alvo, mas crer que a presidente, que os seus funcionários de alto escalão e que as nossas empresas públicas não são alvos é ser muito ingênuo", completa.

CRIPTOGRAFIA

Além do software livre, a criptografia (sistema que torna os dados ilegíveis para quem não tiver a chave para decifrá-la), foi apontada como uma ferramenta que pode dificultar a mineração de dados por empresas e governos.

"Uma informação sem criptografia custa US$ 0,16 para ser decifrada. Mas se os dados estiverem criptografados, a decodificação pode custar até US$ 10 mil".

Anahuac de Paula Gil, integrante de mesa e parte do movimento de defesa do software livre da Paraíba, discorda que sotware livre e criptografia possa resolver as coisas.

"Não adianta proteger as informações com programas se nós, diariamente, lotamos a internet com nossos dados. Entregamos de bandeja nossa vida inteira voluntariamente sem pensar. Enquanto isso for feito, nenhum programa pode ajudar", completa.

CAMPUS PARTY

QUANDO
27 de janeiro a 2 de fevereiro

ONDE
Anhembi Parque - Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo

INGRESSOS
Esgotados; porém, o evento conta com uma área aberta ao público, com alguns estandes de start-ups

SITE
campus-party.com.br


Endereço da página: