Folha de S. Paulo


Empresas apresentam soluções para o fim do uso de senhas em equipamentos e serviços

Entre todos os gadgets brilhantes apresentados na CES 2014, os softwares muitas vezes recebem pouca atenção, especialmente os sem glamour para serviços como autenticação.

Os avanços na autenticação, no entanto, podem modificar mais a maneira como os dispositivos são utilizados e comprados do que qualquer outra coisa vista em Las Vegas. Isso ocorre por duas razões: as melhorias fazem com que os aparelhos e as informações se tornem mais seguros, e, o melhor de tudo, podem significar o fim do uso de senhas.

O grupo FIDO (Fast Identity Online), que possui representantes do Google, PayPal, Microsoft e Mastercard como conselheiros e financiadores, está tentando estabelecer padrões para que sites e dispositivos por reconhecer de forma confiável várias formas de autenticação, como, por exemplo, impressões digitais, voz, ou key cards USB.

Uma das vantagens desses tipos de autenticação é que você não pode compartilhá-los e eles são difíceis de serem roubados.

Um dos produtos apresentados na feira é da Agnition, que usa reconhecimento de voz para autenticação. A empresa explica que você pode dizer a alguém a sua senha, mas essa pessoa não pode dizê-la com a sua voz. O sistema também é capaz de verificar se as frases estão sempre sendo ditas com entonação exatamente igual –o que nenhum ser humano é capaz de fazer.

Outras empresas do grupo têm desenvolvido leitores de impressão digital, de ultra-som e da íris.

A Apple já se direcionou a este movimento com o reconhecimento de impressões digitais que desbloqueia o iPhone 5s e leitores de íris.

Cerca de uma dezena de empresas já estão produzindo FIDO –produtos prontos para o mercado que devem funcionar de acordo com o padrão estabelecido. Uma especificação de trabalho deve ser lançada no próximo trimestre, segundo a companhia.


Endereço da página:

Links no texto: