Folha de S. Paulo


Feira CES, que começa nesta terça nos EUA, deve trazer PCs vestíveis e 'ultra-HD'

A CES 2014 (Consumer Electronics Show), maior feira de eletrônicos dos EUA, abre suas portas com mais de 3.200 empresas expositoras e 20 mil novos produtos que estarão entre as principais tendências do mercado de tecnologia para o ano. Uma das novidades que já pode ser citada é o crescimento dos computadores vestíveis, da tecnologia 4K e dos objetos cada vez mais conectados e inteligentes, a chamada internet das coisas.

COMPUTADORES VESTÍVEIS

Os aparelhos vestíveis ou "wearables", como relógios, óculos e pulseiras inteligentes, estão entre os destaques do evento que ocorre até sexta-feira, em Las Vegas. No pavilhão dedicado ao tema, várias empresas de tecnologia –entre elas Samsung, Qualcomm e Sony– devem apresentar dispositivos portáteis que sejam mais fáceis de usar, prolonguem a vida útil da bateria e explorem gestos, redes sociais e computação em nuvem.

Muitas das tecnologias em exposição irão trazer uma amostra do futuro e não necessariamente produtos que estejam prontos para o consumidor final. Apesar disso, pulseiras como a Nike+ Fuelband e a Fitbit Force já oferecem ao usuário o acompanhamento de passos, calorias, padrões de sono e metas de exercícios. A Netatmo apresentou na feira um bracelete que mede a exposição ao sol e envia os dados através de dispositivos com sistema iOS.

Divulgação
O bracelete inteligente da Netatmo não tem tela e mede a exposição do usuário ao sol, enviando os dados para dispositivos com sistema iOS
O bracelete inteligente da Netatmo não tem tela e mede a exposição do usuário ao sol, enviando os dados para dispositivos iOS

A empresa de pesquisa IHS diz que o mercado mundial de vestíveis –que também inclui produtos de saúde, como auxiliares e monitores de frequência cardíaca– pode chegar a US$ 30 bilhões em 2018.

4K

As telas 4K (ou ultra-HD), com resolução quatro vezes maior que a Full-HD, também devem ganhar mais atenção neste ano. A popularização da tecnologia será reforçada pela chegada dos cabos HDMI 2.0, mais rápidos e capazes que enviar até 60 quadros por segundo.

Tanto a Samsung quanto a LG já anunciaram planos para mostrar enormes TVs 4K que também incorporam curvas em seu design e supostamente produzem a melhor definição de imagem já produzida até hoje. A Polaroid promete lançar um televisor com preço abaixo de US$ 1.000 e a Toshiba deve apresentar notebooks com monitores capazes de suportar a definição 4K.

'INTERNET DAS COISAS'

A CES 2014 deve ser uma demonstração de como a internet personalizada irá moldar o futuro dos gadgets e eletrônicos que possuímos em casa. Geladeiras conectadas que avisam ao dono quais produtos estão faltando, lâmpadas que consomem menos, aquecedores que podem ser ligados no caminho para casa, entre outros, estão dentro das possibilidades que devem aparecer na feira.

A LG já utiliza o aplicativo Chat Line para que o usuário interaja com alguns de seus produtos. Além disso, a Ford deve se unir ao Spotify e a Audi ao Android para oferecer informações e entretenimento a bordo.

Com as agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: