Folha de S. Paulo


Primeiro Chromebook lançado no Brasil tem preço alto e desempenho razoável

Pequeno e simples, o Acer C710-2859 lembra um netbook comum. Seu diferencial é o sistema operacional: no lugar do Windows, ele usa o Chrome OS, do Google. Por isso o nome Chromebook.

O C710 é o primeiro Chromebook lançado no Brasil. Infelizmente, como ocorre com outros laptops, ele tem hardware defasado, com chip da geração anterior da Intel (Ivy Bridge), enquanto o C720, já disponível nos EUA, vem com processador mais atual (Haswell), entre outras melhorias.

O C710 tem construção e acabamento típicos de netbook, com muito material flexível e pouco refinamento.

A tela exibe imagem com qualidade mediana e ângulo de visão limitado. O teclado é um pouco apertado e demanda certa adaptação. Já o touchpad é excessivamente firme –exige muita força para ser pressionado.

Embora tenha hardware modesto, o C710 oferece desempenho adequado para o Chrome OS. Mesmo páginas pesadas, com dezenas de abas abertas, não chegam a provocar muita lentidão.

O SSD (drive de estado sólido), muito mais rápido que um disco rígido tradicional, ajuda no desempenho. Mas ele tem apenas 16 Gbytes, o que restringe bastante o uso de arquivos gravados localmente. No Chrome OS, a principal unidade de armazenamento fica na nuvem –é o chamado Google Drive.

O C710 não é recomendável para multitarefa muito intensiva ou reprodução de vídeos em alta definição, que evidenciam as limitações do hardware. Ponto negativo ainda para a autonomia da bateria, que geralmente não alcança as quatro horas prometidas pela Acer.

Trata-se de desempenho inferior ao de muitos netbooks. É uma das maiores desvantagens do C710 em relação ao C720 –este aguenta até 8,5 horas longe da tomada, segundo a Acer.

Os poréns do C710 –apenas com exceção da bateria– seriam mais aceitáveis se seu preço fosse mais amigável: R$ 1.299 é um valor salgado.

E, mesmo que fosse mais barato, ainda seria recomendável, se possível, aguardar por um modelo com chip Haswell, seja ele um laptop da Acer ou de outra marca.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: