Folha de S. Paulo


Amazon completa um ano no Brasil e lança novo leitor Kindle

Após ter completado, na última sexta-feira (6), seu primeiro ano de operação no Brasil, a Amazon lançou por R$ 479 nesta quinta-feira (12) a segunda versão do Kindle Paperwhite, topo da sua linha de e-readers, leitores de livro eletrônico.

A primeira versão do aparelho, que está sendo substituída hoje, chegou ao Brasil em março por R$ 479 na versão sem conectividade 3G --a única que será vendida, a princípio. É o mesmo preço pelo qual chegou seu antecessor, que também tem uma versão com internet, que continuará sendo vendida por R$ 699.

Divulgação
O leitor Kindle Paperwhite de segunda geração
O leitor Kindle Paperwhite de segunda geração, lançado no Brasil nesta quinta (12) por R$ 479

E-readers são dispositivos semelhantes a tablets que tem tela desenvolvida para textos longos (têm legibilidade melhor e iluminação menos agressiva) e com duração de bateria mais longa. O principal rival do Paperwhite no Brasil é o Kobo Aura HD, que custa R$ 659 (leia análise).

"Um tablet é como um canivete e, um e-reader, uma chave de fenda", diz à Folha Alex Szapiro, diretor de operação da Amazon no Brasil. "Você pode ter um canivete, mas se quiser só apertar parafuso, uma chave de fenda é melhor. Por isso o leitor aficionado tem uma experiência tão positiva com um e-reader."

Nos EUA, onde foi lançado no dia 30 de setembro, o novo Paperwhite de segunda geração é vendido por US$ 139 e US$ 199, cerca de R$ 324 e de R$ 464, respectivamente nas versões sem e com 3G.

A opção com anúncios, US$ 20 mais barata em cada uma das versões, não está disponível no Brasil.

A Amazon não revela números, mas diz que o crescimento nas vendas de livros digitais e de seus Kindle é constante. "Toda semana é semana de recorde, e isso não só para a Amazon, mas todo o segmento de livro eletrônico no Brasil", afirma Szapiro.

O número de títulos disponíveis em português no país dobrou da inauguração da loja virtual da Amazon no país para hoje, para 26 mil obras. Dessas, 3.000 são gratuitas.

Recentemente, a empresa lançou no país sua loja de aplicativos para Android, que concorre com a Play, do Google. A principal vantagem são os pagamentos, que dispensam cartão de crédito internacional e são feitos em reais.

O APARELHO

Com tela de seis polegadas, o Kindle Paperwhite é mais pesado que seu "irmão" básico que custa R$ 299 aqui e que carece de tela iluminada :são 206 g ante 170 g. Por outro lado, é mais leve que qualquer tablet --o iPad mini, por exemplo, pesa 331 g, e, o iPad Air, 478 g.

Entre suas novidades, estão seu novo processador, que torna a virada de página mais rápida e contraste superior em relação à primeira geração do dispositivo. Entre suas capacidades, estão pesquisa no dicionário embutido e na Wikipédia se houver conexão com a internet.

A bateria dura 28 horas de uso contínuo, segundo a empresa --o cálculo que a Amazon faz é que, lendo meia hora diária, o Kindle Paperwhite é descarregado completamente depois de oito semanas, com o wi-fi e o 3G desligados.

O aparelho é distribuído pelas parceiras da companhia americana no país, como Ponto Frio e Livraria da Vila (veja lista).


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