Folha de S. Paulo


Brasileiros lançam app de avaliação de mulheres em resposta ao Lulu

Depois do Lulu, aplicativo que permite a mulheres darem notas a homens que são contatos no Facebook, um grupo de brasileiros de Indaiatuba (SP) lançou uma resposta, também em forma de app.

O Clube do Bolinha, disponível para Android, propõe atributos como "patricinha", "Maria gasolina", "camarão" e "só faz miojo" a quem quiser avaliar amigas na rede social --o aplicativo dá uma nota de zero a 10, assim como faz o Lulu.

Segundo um dos desenvolvedores, Murilo Vianello, 23, a ideia do programa não é vingar os injustiçados homens. "Nossa proposta é diferente, não temos conteúdo agressivo. Nossa intenção não é denegrir a imagem da mulher, mas sim aproximá-la do que ela mesmo faz, das próprias avaliações", disse por telefone à Folha.

Reprodução
Imagens do aplicativo Clube do Bolinha, que permite dar nota a mulheres da rede de contatos no Facebook
Imagens do aplicativo Clube do Bolinha, que permite dar nota a mulheres da rede de contatos no Facebook

"Haverá pessoas que não se sentirão bem, que escolherão retirar o conteúdo [o perfil no app], vão querer processar. Mas, se você está no 'mercado', está sujeito a isso: as pessoas podem te aprovar e podem não te aprovar", diz.

Ambos aplicativos fazem referência à série de quadrinhos e desenho animado "Luluzinha" ("Little Lulu" em inglês) e usam um sistema de respostas para dar uma nota ao perfil avaliado. Contudo, Vianelli diz não ter autorização para usar o nome e a identidade visual do personagem Bolinha.

É preciso responder, sobre a mulher em questão, quais são suas prioridades (festas, trabalho, igreja), como é a experiência sexual ("sabe o que faz", "mosca morta", "merece um diploma do sexo", "topa tudo"), companhia ("torna o rolê inesquecível", "adora dar showzinho", "finge estar bêbada").

O app foi lançado no último sábado (7) e divulgado nesta segunda-feira (9).

Uma campanha que prometia o lançamento de um aplicativo chamado Tubby (nome do Bolinha em inglês), que seria também uma versão masculina do Lulu, gerou balbúrdia na semana passada. O app, contudo, não chegou a ser lançado, e sua divulgação foi desmascarada.

No Clube do Bolinha, toda conta de gênero feminino registrada no Facebook pode ser avaliada, mas o perfil pode ser removido do serviço por meio da página do aplicativo na central de apps da rede (clicar em "remover", na barra lateral direita).

Diferentemente do Lulu, que restringe a visualização das opiniões às mulheres, homens e mulheres podem verificar as avaliações e o que foi dito sobre um perfil. Por enquanto, as avaliações só estão visíveis para contatos na rede social --uma função de busca deve ser incorporada ainda nesta semana.

Apesar de não ficar visível aos demais usuários, a autoria dos comentários é registrada pelo serviço. "Então, caso a pessoa se sinta lesada por alguma avaliação, pode pedir e a gente consegue rastrear essas informações", diz Vianello, que dirige com dois sócios o Online Clothes, site para comparação de preços de roupas.

Vianello conta que o aplicativo levou sete dias para ser desenvolvido. Segundo o Google, foram feitos entre 1.000 e 5.000 downloads do programa até a noite de segunda. Em rápido teste, o programa apresentou lentidão e alguns problemas de acabamento.

Segundo a empresa, a versão do Clube do Bolinha para iPhone já foi enviada para avaliação da Apple e deve ser liberada "nos próximos dias".

Reprodução
Imagem divulgada pelos desenvolvedores do Clube do Bolinha em sua página no Facebook
Imagem divulgada pelos desenvolvedores do Clube do Bolinha em sua página no Facebook

Endereço da página:

Links no texto: