Folha de S. Paulo


Confira dicas e cuidados para as compras de Natal feitas pela internet

O comércio eletrônico no Brasil vai bem, obrigado. A confirmação vem de estudos feitos pela E-bit, firma que monitora a atividade no país.

No primeiro semestre deste ano, as vendas pela internet movimentaram R$ 12,74 milhões, alta de 24% em relação ao mesmo período em 2012. Foram feitas 35,54 milhões de transações.

Com o Natal, data mais importante para o comércio on-line brasileiro, a tendência de alta deve ser mantida. A previsão é que entre 15 de novembro e 24 de dezembro o faturamento seja de R$ 3,85 bilhões, alta de 25% em relação ao ano passado.

Até datas sem tradição e já carregadas de polêmica, como o Black Friday brasileiro, mantém números positivos. A data movimento R$ 770 milhões, crescimento de 217% em relação a 2012.

A previsão da E-bit é que o comércio on-line feche 2013 com faturamento de R$ 28 bilhões, alta de 25% em relação ao ano anterior.

Apesar do otimismo do setor, são comuns reclamações quanto as práticas do varejo on-line. Atrasos na entrega, produtos que não correspondem aos anúncios, entre outros problemas, são registrados aos montes.

Por isso, antes de comprar, é preciso tomar alguns cuidados. Veja abaixo.

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DICAS

CONHEÇA A SUA LOJA
É preciso saber de quem você está comprando. O Procon mantém uma lista negra de sites. Outra boa fonte é o reclameaqui.com.br. Redes sociais também podem ajudar.

DESCONFIE DOS CAMARADAS
Fique atento a preços muito abaixo do mercado ou promessas fora do padrão. Podem ser indícios de golpe

FRAUDES ON-LINE 1
Cuidado para não ter seus dados roubados por pragas virtuais. Mantenha atualizados o sistema operacional e programas anti-vírus. E fique atento se a página tem "https" e um cadeado na barra de endereços

FRAUDES ON-LINE 2
Não saia clicando em links e sites que chegam por e-mail, rede social ou chat. Mesmo que tenha sido enviado por algum conhecido

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DIREITOS

ENTREGA
No Estado de São Paulo, o site deve fixar data e turno (manhã, tarde e noite) para a entrega do produto. E não pode cobrar a mais por isso

ATRASOS
Em caso de atraso, o consumidor pode cancelar a compra e exigir o reembolso do valor

DEVOLUÇÃO
Caso tenha se arrependido da compra, o consumidor tem até sete dias a partir do recebimento do produto para cancelar o negócio. A loja não pode exigir que embalagem não esteja violada e nem exigir frete para a devolução

DEFEITOS
Caso surja algum dentro da garantia, o fornecedor deverá solucioná-lo em até 30 dias, em uma única vez. Passado o prazo, pode exigir a troca de produto ou o cancelamento do negócio

Fonte: Procon

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Ilustração Robson Mathias GUIA DE COMPRAS
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