Folha de S. Paulo


Vendas dos novos iPhones no Brasil começam com filas e 'VIPs'

Começaram na madrugada de quinta-feira (21) para sexta-feira (22) as vendas dos novos iPhone 5s e iPhone 5c no Brasil pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. Os preços vão de R$ 899, atrelados a planos pós-pagos, a R$ 3.599, nos pré-pagos.

Como tem sido praxe, o lançamento atraiu filas em lojas de shoppings e teve "presenças VIP" de celebridades como o músico Dinho Ouro Preto, o apresentador Marco Luque e as atrizes Ellen Rocche e Priscila Fantin.

Na loja da TIM do shopping Eldorado, o primeiro comprador foi o garçom Lucas Amaral, 23, que havia chegado às 6h depois de ter saído do Capão Redondo (zona Sul), onde mora, duas horas antes --as vendas só começaram à meia-noite.

A Vivo afirmou que o início das vendas foi um "grande sucesso". A TIM disse que o lançamento atendeu suas expectativas e que "todos os clientes foram atendidos".

"Agora, a empresa segue abastecendo as demais lojas do Brasil para as vendas de Natal", afirmou a operadora em nota. Procuradas, Claro e Oi não se manifestaram.

NOVOS MODELOS

O iPhone 5s, modelo avançado, sucede as seis gerações anteriores do telefone, tem leitor de impressão digital no seu botão frontal para substituir a inserção de um código para desbloqueio do celular, quando ele está em modo de espera.

Já o iPhone 5c é a primeira edição "desidratada" do celular da fabricante americana. Tem características de hardware semelhantes às do iPhone 5 e carcaça de plástico colorida.

Nos primeiros três dias de lançamento mundial, em setembro, a Apple vendeu 9 milhões de unidades dos novos aparelhos.

As vendas ultrapassaram de longe as de setembro de 2012, quando a Apple lançou o iPhone 5, vendendo mais de 5 milhões de aparelhos nos primeiros três dias.

A empresa, porém, não divulgou o número de vendas separado entre 5c e 5s.

Uma pesquisa da Cirp (Consumer Intelligence Research Partners), nos EUA, revelou que o iPhone 5s está superando as vendas da versão mais barata.

Analisando a escolha dos consumidores nos últimos dias de setembro, a Cirp concluiu que o iPhone 5s respondeu por 64% do total de vendas de iPhones.

Por outro lado, o iPhone 5c ficou apenas com 27% do total. Em números inteiros, significa que, a cada iPhone 5c, dois iPhones 5s foram vendidos no período.

Os dois novos modelos têm tela de quatro polegadas e com a mesma resolução da do iPhone 5 (linha denominada Retina). O iPhone 5s tem dimensões e peso idênticos aos de seu antecessor, enquanto o iPhone 5c é ligeiramente maior e mais pesado.


Endereço da página:

Links no texto: