Folha de S. Paulo


Samsung ganha apoio de 36 empresas para desenvolver concorrente de Android e iOS

O Tizen, sistema operacional móvel desenvolvido por Samsung e Intel, anunciou nesta segunda-feira (11) ter obtido o apoio de mais 36 empresas para seu projeto de entrar no mercado de smartphones, dominado por Android e iOS.

O sistema, de código aberto e baseado em Linux, pretende ser uma opção para equipar qualquer aparelho eletrônico, desde smartphones e tablets até impressoras, câmeras, TVs e sistemas automotivos.

Entre as 36 empresas que passaram a apoiar a Tizen Association, entidade criada para coordenar o desenvolvimento do software, estão Panasonic, eBay, HERE (serviço de mapas da Nokia), Konami, McAfee e TrendMicro.

A lista completa pode ser vista no site do Tizen.

Editoria de Arte/Folhapress

Em uma referência clara a Apple e Google, a descrição do Tizen diz que ele é desenhado para "preencher uma lacuna no mercado de smartphones atual [...], a necessidade de uma plataforma que não seja controlada por uma só entidade".

O desenvolvimento do sistema operacional "[foi anunciado em 2011]" como uma derivação do Meego, software desenvolvido --e posteriormente abandonado--, por Intel e Nokia.

Depois de engavetado, o projeto do Megoo foi abrigado pela Linux Foundation e renomeado para Tizen. Recebeu, então, o apoio da própria Intel e da Samsung.

Hoje, outras 8 grandes empresas integram o conselho de diretores da associação, entre as quais estão LG, Huawei e a operadora de celular Vodafone.

Segundo o site de tecnologia "The Verge", o único aparelho conhecido que vem com o Tizen de fábrica é a câmera NX300, da Samsung, mas a companhia coreana insinuou que lançaria outros produtos com o sistema ainda neste ano.


Endereço da página:

Links no texto: