Folha de S. Paulo


Site Baidu, o 'Google chinês', lança portal no Brasil

O Baidu, maior site de buscas da China, anunciou nesta terça-feira (12) sua chegada ao Brasil, na primeira operação da companhia nas Américas, mas ainda sem disponibilizar seu sistema de pesquisa on-line no país.

Em apresentação a jornalistas em São Paulo, o gerente de marketing do Baidu no Brasil, Felipe Zmoginski, afirmou que o buscador em português já existe e está em fase de testes, acrescentando que, enquanto o lançamento não é feito, a companhia vê oportunidades para apresentar outros produtos.

Além de um portal de conteúdos e serviços, o Baidu oferece no país aplicativos móveis e softwares gratuitos, incluindo antivírus e navegador de internet. A empresa, por enquanto, tem operado no país por meio do site hao123.com.br.

O diretor-geral da Baidu no país, Yan Di, afirmou que a companhia está trabalhando para oferecer um sistema de buscas inovador "em breve". Ele evitou cravar prazos.

Reprodução
Site hao123, produto lançado pelo portal chinês Baidu no Brasil
Site hao123, produto lançado pelo portal chinês Baidu no Brasil

Segundo o executivo, o Google domina 91% da buscas feitas em computadores no Brasil, ante percentual global de 70,5%. "Percebemos que há espaço para entrar nesse mercado."

Ele afirmou ainda que as vendas de smartphones no país apoiarão a elevação do número de usuários de internet e que até as Olimpíadas de 2016, a expectativa da empresa é que todos os brasileiros tenham celulares inteligentes.

Além disso, completou o executivo, os recursos movimentados em publicidade online no Brasil também deverão saltar para US$ 4,2 bilhões em 2016, ante US$ 2,1 bilhões em 2012.

O diretor internacional de marketing da companhia, Li Je, afirmou que o Baidu buscará efetivamente ganhar dinheiro com a operação brasileira em três a quatro anos, com a empresa aprofundado o conhecimento do mercado local nesse meio tempo. Ele não deu detalhes da previsão de faturamento.

A empresa afirma que a operação brasileira poderá servir de base para expansão pela América Latina. Fora da China, a Baidu está presente em Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.


Endereço da página: