Folha de S. Paulo


TVs de LED têm mais cor, mas plasma oferece imagem melhor; entenda as diferenças

A substituição das TVs de tubo por telas finas deu origem a uma espécie de Fla-Flu dos monitores. De um lado estava o plasma; de outro, ficou o LCD.

Embora tenham mantido algumas de suas características, a distância entre uma tecnologia e outra parece estar menor. "O tipo de tela importa menos hoje em dia", diz Carlos Eduardo Vieira, engenheiro da associação de consumidores Proteste.

ESPECIAL TVS
Tamanho é documento
Como escolher
Além da TV
Futuro

O plasma evoluiu e não apresenta mais problemas de manchas nas telas. As TVs de LCD ganharam o reforço do LED no sistema de iluminação e passaram a contar com cores melhores (sim, a televisão de LED é uma televisão de LCD mais sofisticada).

Entre fabricantes e especialistas, porém, há um consenso de que o plasma ainda oferece a melhor imagem: as cores são mais naturais, os níveis de preto são melhores e não há rastros na imagem.

Além disso, o plasma, por ser uma tecnologia mais madura, oferece o melhor custo-benefício em telas grandes. Tanto que não há modelos menores que 42 polegadas (e mesmo nessa categoria é difícil encontrar modelos).

Já o LED economiza mais energia e oferece cores mais brilhantes, o que é importante em ambientes mais claros.

André Romanon, gerente de marketing de produtos da Envision (empresa responsável pelos televisores da Philips no Brasil) faz uma ressalva sobre o plasma: "Em modelos mais populares, que não são Full HD, os painéis de plasma oferecem imagem mais cinza, mais lavada. Contra esse segmento, o LED entrega uma imagem melhor".

Os dados da consultoria GfK também mostram a vitória do LED; no primeiro semestre deste ano tinha 83,1% do mercado de TVs no Brasil (ante 5% do plasma).

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: