Folha de S. Paulo


Adolescentes preferem o YouTube para ouvir música

O serviço preferido pelos adolescentes para ouvir música não foi nem criado para isso: é o YouTube.

Segundo um estudo da Nielsen realizado em 2012 nos EUA, 64% dos jovens usam o site de vídeo do Google para escutar canções, mais do que qualquer outra fonte -rádio (56%), iTunes (53%) e CDs (50%).

"Quando escuto uma música ou uma banda que me chama atenção, o YouTube é o primeiro lugar em que procuro mais sons antes de pesquisar discografias, comprar CDs ou baixar álbuns", diz o estudante Caio Filipe Carvalho, 16.

Ele conta ainda já ter conhecido bandas novas por meio das recomendações do site. "Alguns dias pedem músicas específicas, então o YouTube funciona. Em dias que precisam de uma trilha sonora mais 'aleatória', as rádios on-line são melhores."

A estudante Barbara Correia, 18, usa o YouTube para ouvir música, mas só quando não as encontra no Rdio, serviço para o qual migrou depois de assinar o Deezer por um mês.

"Optei pelo Rdio porque achei que o 'menu' de artistas e álbuns era mais completo que o do Deezer", afirma.

Ela considera o Rdio pouco prático para reproduzir músicas off-line no celular, mas, de modo geral, está satisfeita com a escolha.

"Quando comecei a usar no celular, custei para acostumar, mas, quando vi que o acervo era ótimo e que ele tinha umas funções legais, como executar remotamente, achei que valia a pena assinar."


Endereço da página:

Links no texto: