Folha de S. Paulo


Google usará nomes, fotos e comentários de usuários em anúncios

O Google anunciou uma atualização para seus termos de serviço que permitirá que a empresa use nomes de usuários, fotos, avaliações e comentários feitos nos sites da companhia (como Google Plus e YouTube) em anúncios on-line.

A partir de 11 de novembro, quando as novas regras entram em vigor, o Google será capaz de mostrar o que a empresa chama de recomendações compartilhadas em mais de dois milhões de sites que fazem parte da rede de publicidade do Google, que alcançam cerca de um bilhão de pessoas.

Ao pesquisar um restaurante, por exemplo, você pode ver um anúncio on-line do estabelecimento que inclui a imagem e a classificação por estrelas feita por um amigo --o que é um grande chamariz para marcas.

"Com o feedback de pessoas que o usuário conhece, ele pode economizar tempo e melhorar os resultados para si e para seus amigos em todos os serviços da Google", diz trecho de texto sobre a mudança, postado no site do Google.

A companhia disse que os usuários têm a chance de editar as configurações de privacidade dos serviços para não serem incluídos nos anúncios. Menores de 18 anos estão automaticamente excluídos do programa.

Ainda não está claro como as informações serão utilizadas ou mesmo se caberá às anunciantes escolherem o material, como já é feito no Facebook, em que marcas podem escolher comentários positivos para serem veiculados como anúncios com a ajuda da ferramenta "histórias patrocinadas".


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