Folha de S. Paulo


Napster chega ao Brasil em novembro; serviço substituirá o Sonora, do Terra

O Napster será relançado no Brasil como um serviço de streaming de música.

O serviço chega por aqui no dia 1º de novembro e substituirá o Sonora, que em testes da Folha em junho deste ano mostrou-se o mais limitado, em termos de acervo musical, entre todos os produtos do tipo em operação no Brasil (Rdio, Deezer, Music Unlimited, Grooveshark).

Reprodução
Site do Napster, que será relançado no Brasil como um serviço de streaming
Site do Napster, que será relançado no Brasil como um serviço de streaming

O Napster tem mais de 10 milhões de músicas no catálogo e funciona como os concorrentes: as canções podem ser acessadas pelo navegador, dispositivos móveis e também baixadas para que o usuário possa ouvir sem estar conectado à internet.

O site do serviço já está no ar. É possível testar o Napster por sete dias gratuitamente; a assinatura mensal custará R$ 14,90.

Reprodução
Logo do Napster
Logo do Napster

PIONEIRO

Sean Parker (que também esteve envolvido na criação do Facebook) e Shawn Fanning criaram juntos o Napster, em 1999.

No auge de seu sucesso, o programa de downloads era utilizado por mais de 50 milhões de pessoas no mundo. Sua vida, entretanto, foi curta: dois anos após seu auge, a empresa faliu depois de perder disputas judiciais contra músicos e gravadoras, em busca de seus direitos autorais.

Em 2008 a empresa foi comprada pela Best Buy, rede de varejo norte-americana, que tinha a intenção de criar uma loja virtual de músicas para competir com o iTunes. O plano falhou e, em 2011, o Napster passou a fazer parte do Rhapsody, serviço de streaming dos EUA.


Endereço da página:

Links no texto: