Folha de S. Paulo


Nintendo fica fora da Brasil Game Show 2013

A Nintendo não estará presente na edição 2013 da Brasil Game Show --maior feira de videogames do Brasil, que ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro.

Em entrevista à Folha, Bill van Zyll, gerente gerente geral da Nintendo para a América Latina, disse que a companhia japonesa ficou muito feliz de fazer parte da edição 2012, mas que em 2013 a empresa "decidiu fazer as coisas de forma diferente".

"Nós revelamos muitos títulos durante a E3 2013 (mais importante feira de games do mundo, que aconteceu em Los Angeles, em junho). Em parte por causa do nosso foco neste evento e porque nós já mostramos o nosso novo console, o Wii U, durante a BGS do ano passado, nós não estaremos na BGS este ano", disse van Zyll.

Divulgação
"Mario Kart 8", jogo da Nintendo para Wii U

"Estamos fazendo com que nossas novidades cheguem às pessoas do mundo todo por meio da Nintendo Direct (conferências de vídeo transmitidas on-line) e canais de redes sociais", completou.

Marcelo Tavares, organizador da BGS, confirmou a decisão. "Além de organizador da feira, falo como fã também: estou chateado e decepcionado. Tenho um imenso carinho pela Nintendo e tentei negociar de todas as formas possíveis com eles. Flexibilizamos o espaço, sugerimos diferentes eestilos de montagens do estande, mas não teve jeito.

"Sabemos que a Nintendo não está em seu melhor momento, mas talvez fosse melhor participar de alguma forma do que não participar", diz Tavares. "Perdem os fãs brasileiros."

A Saraiva ocupará o estande (um dos maiores da feira) na BGS que ano passado foi da Nintendo.

DIFICULDADES

A Nintendo não vive um momomento bom. O console de games mais recente da companhia, o Wii U, contabiliza pouco mais de três milhões de unidades vendidas pelo mundo durante os sete primeiros meses de vida. O lançamento ocorreu em 2012.

O número é cerca de seis milhões a menos do que o Wii (geração anterior, lançado em 2006) durante o mesmo período. Xbox 360 e PlayStation 3 venderam, na época correspondente, 5 milhões e 4,3 milhões.

Inicialmente prometido para chegar no início d2 2013 no Brasil, o lançamento do Wii U por aqui foi adiado para "os útimos meses do ano", ainda sem data específica ou preço definido em reais. Nos EUA o preço do console é de US$ 299.

A gigante japonesa sofre ainda com a falta de jogos para sua plataforma. A Electronic Arts, por exemplo, já anunciou que nenhum jogo que utilize o motor gráfico "Frostbite 3" --como "Fifa 14" ou jogo de tiro "Battlefield 4"- será lançado para o Wii U.

Para contratacar a falta de interesse dos produtores, a Nintendo investiu pesado em novos títulos para suas franquias de peso: os novos games "Super Mario 3D World", "Mario Kart 8", "Donkey Kong Country: Tropical Freeze" e "Super Smash Bros", são alguns da "tropa de elite" dos lançamentos da marca

"Gostaríamos de agradecer o apoio aos nossos fãs do Brasil. Para os que esperam ansiosamente o Wii U, nós gostaríamos de agradecê-los pela paciência e deixá-los saber que a espera vai acabar em breve", dizze van Zyll.

O organizador da BGS fez questão de deixar as portas abertas para a empresa. "Se a Nintendo mudar de ideia e quiser me procurar, estamos sempre dispostos a conversar", diz.

Com a presença confirmada de empresas como Electronic Arts, Activision, Ubisoft, Microsoft e Sony (com os consoles Xbox One e PlayStation 4 disponível para testes) a feira de games será realizada no centro de convenções Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista, entre 25 e 29 de outubro, sendo o primeiro dia exclusivo para imprensa e negócios.

Os ingressos individuais para 26 e 27 de outubro já esgotaram, mas interessados ainda podem garantir, no site do evento, entradas para os últimos dois dias da feira.


Endereço da página: