Folha de S. Paulo


Mercado financeiro é opção para enriquecer em "GTA 5"; saiba como investir

Mesmo quem nunca jogou GTA sabe que as tramas da série têm sempre um pé na criminalidade. Assaltos a bancos, assassinatos, sequestros, atentados à bomba; vale tudo para enriquecer e financiar os próprios objetivos.

Mas em "GTA 5" há uma forma mais sutil de juntar uma grana: investir no mercado financeiro. Pelo smartphone ou por um laptop, os protagonistas podem acessar a internet para comprar e vender ações.

Descobrir qual ação vai subir ou cair demanda atenção: as dicas estão na rádio de notícias, espalhadas no Bleeter, (paródia do Twitter), em comentários nas ruas ou dicas de estranhos que são ajudados pelos protagonistas com uma carona ou às vezes salvos de um assalto.

As companhias disponíveis para investimentos são quase todas sátiras de empresas do mundo real. Há a Fruit Computers "a maior religião do mundo", referência clara à Apple; o Lifeinvader "rede social e serviço de coleta de dados. A razão pela qual o mundo nunca fez mais nada direito", o Facebook do game; a firma de advocacia Slaughter, Slaughter & Slaughter "há 30 anos ajudando pessoas ricas culpadas a escaparem da cadeia"; e muitas outras.

Há também missões que influenciam no valor das ações; assassinar um executivo de uma determinada companhia fará com que os preços de suas ações despenquem e, consequentemente, que as ações do concorrente se elevem.

Dá para fazer um bom dinheiro com a manipulação --menos sutil do que investir baseando-se em informações pescadas de outros, mas extremamente eficaz.

Procure o Lester (identificado pela letra L no mapa) para orquestrar e executar maracutaias para influenciar o mercado. Só não esqueça de comprar as ações (dicas claras sempre aparecem nos diálogos com o Lester) e vendê-las pouco depois da tarefa combinada ser concluída.

Não demore muito, pois a tendência é que os preços caiam com o passar dos dias.

Divulgação
Tela da BAWSAQ, bolsa de valores do
Tela da BAWSAQ, bolsa de valores do "GTA 5"

No game, assim como no mercado financeiro real dos EUA, há dois tipos de bolsa --a Liberty City National Exchange Index e a BAWSAQ.

A primeira é influenciada somente pelas missões da campanha de um jogador; já a segunda é tem ações cujos preços flutuam de acordo com acontecimentos nas partidas de outras pessoas que estão conectadas ao Social Club, rede social da Rockstar.

Ou seja, as ações da Ammu-Nation (rede de loja de armas de "GTA 5"), por exemplo, é uma aposta segura já que praticamente todo mundo que joga precisa ter sempre um estoque considerável de armas e munição.

A mesma lógica vale para lojas de fast-food (que se valorizam se muito frequentadas) ou carros, que podem puxar para baixo o preço de uma determinada marca quando destruídos, por exemplo.

Há outras maneiras de enriquecer. É possível comprar estabelecimentos como cinemas ou um campo de golfe e coletar o lucro semanalmente.

Também dá para roubar pedestres e assaltar lojas --método mais demorado e com o inconveniente de ter que fugir constantemente da polícia.

Também dá caçar tesouros no fundo do mar em navios ou aviões que afundaram e, se você preferir bandidagem de alto risco, pode procurar carros forte que transportam dinheiro.


Endereço da página:

Links no texto: