Folha de S. Paulo


Apple libera nova versão do sistema do iPhone e do iPad

A Apple liberou na tarde desta desta quarta-feira (18) o iOS 7, nova versão do sistema do iPhone, do iPad e do iPod touch.

As principais novidades são o visual, mais limpo, e recursos que permitem fazer ajustes de configuração e alternar entre aplicativos de forma mais eficiente.

Apple faz uma revolução discreta no iOS

Disponível no mundo inteiro, a atualização é compatível com iPhone 4 ou superior, iPad 2 ou superior, iPad mini e iPod touch de quinta geração. Os novos iPhone 5c e iPhone 5s, sem previsão de lançamento no Brasil, sairão de fábrica com o novo sistema.

Usuários devem receber nesta quarta-feira um aviso de que a atualização está disponível para download. Também é possível fazê-la manualmente, abrindo as Configurações, selecionando Geral e tocando em Atualização de Software.

A maioria das mudanças do iOS 7 responde diretamente a reivindicações antigas dos usuários e a funções que já existiam na concorrência, principalmente no Android, do Google.

A nova Central de Controle permite mudar rapidamente configurações do aparelho, como wi-fi, Bluetooth e brilho da tela, e controlar a reprodução de música.

Ligar o Bluetooth, que exigia apertar o botão Home, localizar o ícone das Configurações, tocar nele, selecionar o item Bluetooth e ativar o interruptor virtual, é uma operação que pode ser feita no iOS 7 em dois passos: deslizando o dedo da parte inferior da tela para cima (para abrir a Central de Controle) e pressionando um botão.

O novo sistema multitarefa mostra miniaturas dos apps abertos, como no Android e no Windows Phone, da Microsoft. Agora, para fechar os programas, basta deslizar as telas para cima.

Segundo a Apple, o iOS 7 impede que um ladrão consiga ativar um iPhone roubado.

A assistente pessoal Siri ganhou vozes feminina e masculina menos robóticas e mostra resultados da Wikipédia e do Bing, buscador da Microsoft.

O iOS 7 traz ainda o serviço iTunes Radio, que permite ouvir gratuitamente, com anúncios, estações musicais baseadas em gêneros, canções e artistas. A novidade ainda não está disponível no Brasil, por isso é preciso uma conta na iTunes Store americana para acessá-lo.

SEM COURO SINTÉTICO

A nova versão do iOS abandona imitações de materiais físicos nos ícones e nos aplicativos da Apple, como a estante de madeira da Banca e os detalhes de couro do Calendário.

Com uso abundante de transparências, animações e efeitos tridimensionais, o novo sistema tem uma estética próxima à adotada atualmente pela Microsoft e pelo Google.

As mudanças do iOS 7 --"as maiores desde o lançamento do iPhone", em 2007, segundo o executivo-chefe da Apple, Tim Cook-- foram lideradas por Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design da empresa.

Ao lado do fundador Steve Jobs, morto em 2011. Scott Forstall, vice-presidente sênior de software do iOS, demitido em 2012, era o maior defensor da estética anterior.

Ive, que desenhou produtos como o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad, tornou-se responsável, além do hardware, pela interface de software da empresa depois da saída de Forstall.


Endereço da página:

Links no texto: