Folha de S. Paulo


Tecnologias alternativas à senha usam pulsação, toque e voz; conheça

Como uma máquina verifica a identidade de um ser humano? Olhos, batimento cardíaco, impressões digitais e voz, para começar.

A autenticação vem sendo um problema desde os primeiros dias da internet.

Máquinas reconhecem identidade do usuário por pulsação, toque e voz

Na última semana, a Apple lançou o iPhone com sensor de impressão digital. O novo recurso é parte de uma série de ferramentas de autenticação que estão sendo desenvolvidas para substituir o tradicional uso de senhas.

Algumas, como o sensor de digitais, envolvem propriedades imutáveis que os seres humanos portam, enquanto outras fazem dos celulares aparelhos de verificação.

Entre as maiores novidades --e mais perturbadoras-- ferramentas de autenticação biométrica está uma nova pulseira desenvolvida por criptógrafos da Universidade de Toronto, que contém um voltímetro capaz de ler batimentos cardíacos.

"Você a coloca, ela sabe que é você. Comunica sua identidade de forma segura a tudo que o cerca", diz Karl Martin, um dos criadores da pulseira Nymi.

A Clef, uma start-up de San Francisco, desenvolveu um sistema que permite enviar uma chave cifrada de um aplicativo móvel a um computador de mesa. Com ela, o site no qual você está tentando entrar pode reconhecê-lo com base em seu celular, e não em uma senha digitada.

A LaunchKey, de Las Vegas, também quer usar o celular para autenticação. Você se registra na companhia e conecta sua conta a um determinado celular. Depois, ao acessar um site ou app que aceite os serviços da LaunchKey, basta mover um ícone na tela para fazer a autenticação.

A OneID, de Redwood City, Califórnia, oferece uma assinatura unificada que pode ser usada para diversos sites e aparelhos. Em um vídeo, Jim Fenton, engenheiro da OneID, mostra como abrir a garagem usando o sistema.

SOLUÇÃO FANTÁSTICA

O calcanhar de Aquiles de muitos dos aparelhos conectados à internet, disse Fenton, é garantir acesso seguro, e nesse âmbito senhas não são a melhor forma.

Uma solução mais fantástica está sendo desenvolvida em um laboratório da Universidade da Califórnia em Berkeley. Cientistas da computação na universidade dizem que um arco simples e barato colocado na cabeça permitirá a leitura de ondas cerebrais para verificar o pensamento do usuário --e assim evitará a necessidade de que ele digite senhas.

Uma coalizão de companhias de hardware e software conhecida como Fido Alliance trabalha em um conjunto de especificações para alternativas às senhas, na esperança de atrair adesão de todo o setor. As diretrizes do grupo devem ser divulgadas no fim do ano. Empresas afiliadas à aliança já estão testando produtos como leitores de digitais e software de reconhecimento de voz e rosto.

Um dia, os usuários poderão se conectar a um site predileto de comércio eletrônico falando ao computador, ou fechar uma compra com um simples olhar para um app do PayPal em seu celular.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: