Folha de S. Paulo


Novo sistema iOS 7, para iPhones e iPads, estará disponível no dia 18

A Apple anunciou que lançará no dia 18 de setembro a versão definitiva do seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 7. O software poderá ser instalado nos iPhones (a partir do 4), nos iPod Touch (a partir da 5ª geração), nos iPad (a partir do 2) e no iPad Mini.

A atualização é a maior mudança pela qual o sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple já passou e gerou reações controversas quando teve sua versão de testes exibida em junho, durante evento da empresa para desenvolvedores.

Segundo Tim Cook, até o próximo mês, as vendas de dispositivos iOS chegarão a 700 milhões de aparelhos, e o iOS 7 instalado se tornará "o sistema operacional mais popular do mundo".

Além de novidades mostradas no primeiro semestre, foi anunciado que usuários do iOS 7 ganharão a suíte de produtividade iWork, espécie de Office da Apple.

Com uma interface redesenhada pelo designer Jonnhy Ive, o sistema traz novos recursos como filtros para a câmera, barra de tarefas com acesso rápido a ferramentas e o serviço de streaming de música iTunes Radio.

Relembre principais novidades do novo sistema operacional da Apple:

CENTRAL DE CONTROLE
Similar à central de notificações, reúne ferramentas úteis --como ligar redes sem fio, ajustar brilho da tela e controlar o tocador de músicas --em uma aba que pode ser acessada com um gesto de baixo para cima na tela do celular.

CÂMERA E FOTOS
O aplicativo para tirar fotografia ganhou um novo design, filtros embutidos estilo Instagram e uma opção de foto quadrada. Já o "Photos", app que organiza as imagens, passa a reuni-las em pastas de acordo com a data e o local onde foram tiradas.

AIRDROP
Ferramenta que permite enviar arquivos para outro dispositivo da Apple que estiver próximo criando uma mini rede wi-fi entre os aparelhos.

SIRI
A assistente pessoal com reconhecimento de voz ganhou novas vozes (masculinas e femininas) e integração com buscas do Twitter, Wikipedia e Bing.

ITUNES RADIO
É um serviço de streaming de música da Apple. Não permite ao usuário escolher cada música que vai tocar, mas disponibiliza diversas estações baseadas em estilos musicais ou bandas.

SAFARI
No iOS 7, o navegador Safari tem navegação entre as abas com interface 3D e o limite de 8 abas foi aumentado. Para voltar e avançar no histórico do novo Safari, agora basta deslizar o dedo de um lado para o outro.


Endereço da página:

Links no texto: