Folha de S. Paulo


Xperia Z1, novo smartphone topo de linha de Sony, traz câmera superpotente

Em evento para jornalistas na IFA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo que ocorre até dia 11 em Berlim, a Sony apresentou seu novo smartphone topo de linha, batizado de Xperia Z1.

Com ele, a empresa deve entra em um mercado em que a Nokia vem desbravando quase sozinha: o de smartphones com câmeras superpotentes. Terá 20,7 Mpixels de resolução e sensor de 1/2,3 polegada (parecido com o da Galaxy Camera, da Samsung).

Fabrizio Bensch/Reuters
Funcionário da Sony exibe o Xperia Z1, smartphone cujo destaque é a câmera de 20,1 Mpixels
Funcionário da Sony exibe o Xperia Z1, smartphone cujo destaque é a câmera de 20,1 Mpixels

Em comparação ao seu antecessor, o Xperia Z, o salto na câmera é significativo. Ela tinha 13 Mpixels de resolução na geração anterior. Agora, a câmera consegue disparar até 61 fotos por segundo e permite que o usuário escolha a melhor. Além disso, a câmera frontal de 2 Mpixels fará vídeos em Full HD.

Conhecido como "Honami" dentro da Sony, o aparelho reúne características presentes em outros topos de linha: tela Full HD de 5 polegadas, processador Snapdragon 800 de 2,2 uGHz (o mais avançado da Qualcomm) e 2 Gbytes de memória. O sistema operacional é o Android 4.2.

Ele tem 16 Gbytes de armazenamento (que pode ser aumentado via cartão microSD) e é capaz de se conectar à rede 4G (além de ter NFC e um sensor infravermelho, que pode ser usado para controlar aparelhos de TV).

O corpo fino, construído em vidro e com bordas de fibra de carbono, segue o design visto em outros produtos da safra recente da Sony, como o Xperia Ultra e o tablet Xperia Z. Estará disponível em três cores: preto, branco e roxo.

Como a Sony vem alardeando em seus último lançamentos, o Xperia Z1, diz a empresa, também é resistente a água e a poeira.

MAIS FOTOS

Além do Z1, a Sony mostrou as lentes QX, um acessório que transforma smartphones em câmeras de respeito. Elas combinam lente, sensor e processador de imagem em um único acessório que é acoplado ao aparelho.

A QX100 tem sensor Exmor de uma polegada, 20 Mpixels de resolução e lente F1.8 da Carl Zeiss, o que, promete a Sony, transforma seu telefone em uma câmera SLR.

Estará à venda na Europa já neste mês. A data de lançamento ainda não está confirmada no Brasil, mas, segundo a Sony, a intenção é tê-los no mercado brasileiro até o final deste ano.

O jornalista BRUNO ROMANI viajou a convite da Philips


Endereço da página:

Links no texto: