Folha de S. Paulo


Sequência de caracteres árabes causa bug no iPhone e em Macs

Uma sequência sem sentido de caracteres árabes está causando rebuliço na internet. Ao tentar exibi-la, um dispositivo com iOS, como o iPad e o iPhone, ou um computador Mac travam parcialmente, forçando o fechamento do programa.

Clique para ver a sequência (a menos que esteja usando um Mac ou o sistema iOS).

Segundo um post em um site russo de tecnologia que discute o erro, este acontece nas versões anteriores ao iOS 7 e ao OS X Mavericks (versão 10.9), edições ainda não lançadas e mais recentes dos sistemas da Apple.

A falha, diz o blog, vem sendo ignorada pela Apple há mais de seis meses, quando teria sido relatada pelo autor da postagem.

Reprodução
Sequência de caracteres em escrita árabe que causa o problema
Sequência problemática de caracteres em escrita árabe

No Brasil, o bug foi divulgado nesta sexta-feira (30) pelo site "Não Salvo", que publicou também uma mensagem de e-mail que teria recebido com a ameaça de um funcionário de uma loja da Apple em São Paulo.

Nos testes da Folha, o erro foi reproduzido usando Gmail, Hangouts e WhatsApp, aplicativos que tiveram seu funcionamento interrompido. Por meio da agenda de contatos do iOS 6, contudo, foi possível ver os caracteres (e apagar as mensagens) sem travamentos.

O sistema OS X seria afetado ao tentar carregar a sequência usando os navegadores Chrome e Safari. O suposto descobridor do erro diz que, denominando a rede wi-fi com tal sequência, usuários de dispositivos da Apple também verificariam travamento ao buscar por redes próximas.

Um tuíte de 19 de fevereiro deste ano mostra que o bug não foi descoberto apenas recentemente.

Segundo o site "ArsTechnica", o problema é com o software CoreText, responsável pela reprodução de textos em ambos sistemas.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto.


Endereço da página:

Links no texto: