Folha de S. Paulo


Facebook terá de pagar US$ 20 milhões por usar perfis de usuários em anúncios

Um juiz norte-americano concedeu na segunda-feira (26) aprovação final para um acordo de US$ 20 milhões a ser pago pelo Facebook em um processo sobre publicidade, apesar de críticos afirmarem que o acordo não protege a privacidade de crianças usuárias da rede social.

Cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em 2011, afirmando que o programa da rede social "histórias patrocinadas" informava os amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.

As "histórias patrocinadas" são anúncios que aparecem na página de notícias dos usuários do Facebook e normalmente estão ligados ao nome e à foto do perfil de um dos amigos, que "curte" a marca.

Reprodução
Vídeo de divulgação das
Vídeo de divulgação das "histórias patrocinadas" mostra exemplo de anúncio

O caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook monetiza conteúdo dos usuários.

Sob os termos do acordo, o Facebook pagará os US$ 20 milhões para compensar os demandantes e prometeu dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo é compartilhado --mudanças que os advogados dos demandantes avaliam em US$ 145 milhões.

O Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234 milhões pelas "histórias patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012, afirmam dados do processo.

Advogados de defesa dos direitos das crianças argumentaram que nenhum menor pode ter seu conteúdo compartilhado com anunciantes.

Mas na decisão desta segunda-feira, o juiz do distrito de San Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo "apesar de não incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam, possui valor significativo".

Representantes do Facebook e dos demandantes não foram encontrados para comentar o caso.


Endereço da página: