Folha de S. Paulo


PopCap lança 'Plants vs. Zombies 2' no Brasil

A PopCap (propriedade da Electronic Arts) lançou nesta quarta-feira (21) o jogo para dispositivos móveis "Plants vs. Zombies 2", em um evento em São Paulo.

O game, que tem o estilo "tower defense", foi lançado mundialmente no dia 15 deste mês para iPhone, iPad e iPod, e desde então já foi baixado por mais de 16 milhões milhões de pessoas.

Divulgação
Tela do game
Tela do game "Plants vs. Zombies 2"

Ainda que não há previsão de lançamento do game para aparelhos com sistema Android, apesar de uma versão que teria vazado já estar circulando na internet. O novo jogo não terá edição para Facebook.

O aplicativo tem o modelo free to play, em que o jogo é gratuito, mas compras são oferecidas no enredo do game. Os novos recursos estimulam a compra de créditos para facilitar o jogo, como a possibilidade de arremessar, eletrocutar ou cortar as cabeças do zumbis que tentam chegar até a casa fictícia do jogador.

O designer criativo do jogo, Borja Guillán, que veio ao Brasil para o evento de lançamento regional, informou que o recursos novos foram adicionados para aumentar a interatividade dos jogadores e aproveitar mais telas sensíveis ao toque dos dispositivos móveis, que evoluíram desde que a primeira versão do "Plants vs. Zombies" foi lançada, em 2009.

"Quisemos tornar o game mais atraente para os jogadores oferecendo novas opções, a nossa meta não era conseguir o máximo de dinheiro deles", disse Guillán.

Sobre o design do novo jogo, ele afirmou que a principal inspiração foi a primeira edição da série, que foi baixado por 140 milhões de jogadores. "Prestamos atenção no que tornou o primeiro jogo tão bom. Outra ideia de destaque foi a viagem no tempo. Com isso, pudemos explorar temas diferentes, épocas diferentes e isso nos permitiu liberar a criatividade".

No novo game, os jogadores encontram novos personagens para defender sua casa dos zumbis, e contam inicialmente com três fases, com diversas telas cada uma: O Egito Antigo, O Mar dos Piratas e O Velho Oeste.

O designer acredita que o modelo free to play será o futuro do mercado de games. "É importante conhecer a sua audiência e permitir que os gamers consumam o jogo como quiserem, porque hoje há muitos jogos disponíveis. Antes você pagava US$ 60 por um game e você teria que jogá-lo porque já tinha pago por ele. Hoje você pode conhecer o jogo antes mesmo de gastar", afirmou Guillán.

Apesar do modelo free to play, é possível jogar o "Plants vs. Zombies 2" sem comprar nada, segundo a empresa. No entanto, dessa forma o jogo fica mais extenso, já que é preciso, em alguns casos, jogar a mesma tela mais de uma vez.

A franquia "Plants vs. Zombies" deve chegar aos consoles Xbox One e Xbox 360 no ano que vem. Entretanto, diferente do estilo "tower defense" que série tem nos dispositivos móveis e no Facebook, o game será de ação e será permitindo até mesmo jogar do lado dos zumbis.


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