Folha de S. Paulo


Serviço de música por streaming Spotify dobra sua receita em um ano

O serviço de música online Spotify (ainda indisponível no Brasil) mais do que dobrou suas receitas em 2012, para 435 milhões de euros (cerca de 1,3 bilhão de reais), enquanto chega a novos mercados e quase dobra o número de usuários, segundo documentos divulgados nesta quarta-feira (31).

A empresa sediada em Estocolmo, que fornece música gratuita sob demanda ou pagas por clientes, teve prejuízo líquido de 58,7 milhões de euros, ante 45,4 milhões de euros de prejuízo registrado em 2011, e uma receita de 190 milhões de euros.

Os números foram consolidados pela holding Spotify Technology em maio e publicados no site do registro de empresas em Luxemburgo, onde o grupo está registrado, na quarta-feira.

A empresa, que não tem ações cotadas em bolsa, tem mais de 20 milhões de usuários ativos e 5 milhões de assinantes, e recebeu apoio financeiro de Northzone, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Accel Partners e DST. A companhia não descarta a possibilidade de novos esforços de captação para apoiar seu crescimento.

"Não podemos excluir a necessidade ou desejo de captar mais recursos", afirmou a empresa.

Mario Tama - 27.jun.13/AFP
Logotipo do Spotify durante evento da companhia para a imprensa em Nova York
Logotipo do Spotify durante evento da companhia para a imprensa em Nova York

A Spotify, fundada em 2006 por Swedes Daniel Ek e Martin Lorentzon, tem acordos com gravadoras e paga cerca de 70% de suas receitas para detentores de direitos autorais.

O mercado de música streaming e sob demanda ampliou sua popularidade com o uso de smartphones, mas empresas como a Spotify e a Pandora --que têm quase 68 milhões de usuários ativos-- enfrentam dificuldades para lucrar devido aos custos dos direitos autorais.

Acredita-se que o Spotify esteja disponível no Brasil ainda neste ano, já que a empresa vem contratando localmente desde o começo do ano. Na América Latina, o serviço só está presente no México.


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