Folha de S. Paulo


Relatório sobre condição de trabalho precária na China revela novo iPhone de baixo custo

Uma investigação feita para mostrar as condições de trabalho precárias em fábricas chinesas contratadas pela Apple acabou revelando também planos da empresa de fabricar um modelo de iPhone mais barato, feito de plástico.

A entidade de defesa dos direitos humanos China Labor Watch (CLW) infiltrou colaboradores em três fábricas (Pegatron, RiTeng e AVY) do grupo Pegatron, fornecedor da Apple, e encontrou 86 violações de direitos trabalhistas na fabricação do suposto novo aparelho.

O título do documento que descreve as descobertas é "Promessas da Apple descumpridas: como o iPhone barato tem um custo alto para trabalhadores chineses".

Entre os problemas encontrados estão baixos salários, horas extras excessivas, condições precárias de trabalho e moradia, violação de direitos das mulheres, trabalho de menores, discriminação e treinamento insuficiente.

Alex Hofford - 26.fev.13/Efe
Ativistas da SACOM (Estudantes e Professores contra Más Condutas Corporativas) protestam em frente à loja da Apple de Hong Kong, em fevereiro
Ativistas da SACOM (Estudantes e Professores contra Más Condutas Corporativas) protestam em frente à loja da Apple de Hong Kong, em fevereiro

"Nossas investigações mostraram que as condições de trabalho nas fábricas da Pegatron são ainda piores que a da Foxconn" declarou o diretor executivo da CLW, Li Quiang.

As descobertas da organização contradizem as alegações da Apple de que 99% de seus fornecedores cumprem com suas obrigações trabalhistas.

Procurada pela Folha, a empresa americana disse que conduz auditorias na Pegatron desde 2007 e afirmou que investigará as denúncias.

"Nosso time de auditores voltará à Pegatron, RiTeng e AVY para inspeções especiais nesta semana. Se descobrirem que trabalhadores receberam menos do que deveriam pela tempo que trabalharam, exigiremos que a Pegatron os reembolse" disse a empresa em comunicado oficial.

IPHONE MINI?
Durante a investigação da Pegatron, a CLW revelou os planos da Apple de produzir um modelo mais barato de iPhone, confirmando o que o presidente-executivo do grupo chinês havia antecipado a acionistas em junho.

Embora ainda não haja mais detalhes sobre como será o aparelho, rumores dão conta de que será parecido com o iPhone 5, mas com corpo plástico, e que custará entre U$ 350 e U$ 400.

Segundo o jornal China Times, é provável que o aparelho, ainda sem nome confirmado, comece a ser vendido ainda em 2013


Endereço da página:

Links no texto: