Folha de S. Paulo


Câmera do videogame Xbox One pode ser usada para monitorar hábitos de usuários

Imagine um futuro em que produtores cinematográficos possam avaliar seus filmes de acordo com a quantidade --devidamente contabilizada-- de sorrisos e lágrimas produzidas por quem os assiste.

Ou em que publicitários contem com dados como batimento cardíaco e expressão facial de espectadores para formular e ajustar propagandas de televisão.

As cenas parecem trechos do livro de ficção "1984", no qual George Orwell descreve uma sociedade sob vigilância total. Mas elas estarão bem próximas da realidade a partir de novembro, quando o console Xbox One, da Microsoft, for lançado mundialmente, inclusive no Brasil.

Uma das principais novidades do videogame --que também poderá ser conectado à TV a cabo-- é a nova versão do Kinect, acessório que lê movimentos do corpo, detecta comandos de voz, identifica emoções e mede a pulsação dos usuários.

A tecnologia abre espaço para formas inéditas de integração física entre jogador e jogo, mas também levanta questões importantes sobre privacidade e segurança.

O comissário federal de proteção de dados da Alemanha, Peter Schaar, chamou o periférico de "aparelho de monitoramento".

"O Xbox One grava continuamente todos os tipos de informação pessoal sobre mim", disse o comissário. "Reações, aprendizados e emoções. Eles são processados em um servidor externo e podem ser enviados para terceiros. Mesmo que isso seja deletado, o usuário não tem influência alguma sobre o destino do material."

O governo da China já disse que, no país, o Kinect não entra. Autoridades de outras nações temem que o dispositivo possa ser usado pelo Prism, programa do governo dos EUA que teria a capacidade de acessar dados de usuários de empresas como a Microsoft.

O vice-presidente da companhia, Phil Harrison, disse que o Kinect não vai espionar ninguém. "Ele poderá ouvir comandos específicos, mas não transmitirá dados pessoais que possam identificar usuários para outras pessoas, a não ser que o jogador opte por isso." O Xbox One e o Kinect permanecerão ligados, em modo de espera, quando não estiverem sendo usados.


Endereço da página: