Folha de S. Paulo


Yahoo! Brasil confirma bloqueio inadequado de e-mails

O Yahoo! do Brasil disse estar "ciente do problema" e "investigando ativamente a questão" do bloqueio de contas de e-mail brasileiras, objeto de reclamação de usuários há, pelo menos, duas semanas.

Contatada pela Folha, a assessoria de imprensa da empresa no país limitou-se a recomendar que donos de um Yahoo! Mail brasileiro leiam as páginas de ajuda e se recusou a dar mais informações.

O correio eletrônico do Yahoo! está parcial ou totalmente inacessível para alguns usuários brasileiros. Ao tentar acessar a caixa de entrada ou, para quem consegue fazê-lo, tentar enviar mensagens, o serviço diz não ser possível concluir a solicitação por motivos de segurança.

A maior parte das queixas refere-se a um pedido de validação de segurança, que deve ser feito usando um e-mail alternativo (ao qual muitos dos usuários não têm mais acesso) ou por uma pergunta de segurança, que é registrada no ato do cadastro.

A alegação é que o acesso ao e-mail estaria sendo feito por meio de um dispositivo inseguro.

O empresário Adriano Ferreti conta que já está há 10 dias sem conseguir acessar seu e-mail do Yahoo!. "Tentei entrar uma vez, e o serviço me disse que a senha estava incorreta. Em seguida, pediu para cadastrar outra senha, o que era estranho, porque eu não pedi para trocá-la. Desde então, não tenho acesso", diz.

"Alguns dos meus clientes [que enviaram e-mail à conta bloqueada] me ligam e me dizem: 'Pô, entrei em contato com você e você nem me respondeu'. Estou sendo prejudicado."

Uma outra usuária, Sandra Rejane Flores Schmidt, disse por meio do Facebook que, após sucessivas tentativas de contato, recebeu um telefonema da companhia, que recomendou o envio de um pedido por meio do endereço customercare-pt@cc.yahoo-inc.com.

No site Reclame Aqui, há centenas de queixas com o mesmo teor –nenhuma delas foi respondida pela empresa por meio do portal.

EXCLUSÃO DE CONTAS

No dia 17 de junho, o Yahoo! anunciou que excluirá contas de e-mail não acessadas por seu dono por um período de um ano ou mais.

Para evitar que um endereço seja excluído, é necessário acessá-lo até a segunda-feira da semana que vem (15).


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