Folha de S. Paulo


Na Copa das Confederações, 4G representou 14% da internet móvel em estádios

Em todos os 16 jogos da Copa das Confederações, que contou com público total de 761 mil torcedores, mais de 650 mil envios de dados móveis foram realizados via conexão 4G, representando 14% do tráfego total de internet móvel nos estádios.

Entretanto, o número não reflete a quantidade de aparelhos diferentes que usaram a rede. Por exemplo, se alguém que tem celular com internet 4G manda uma mensagem via WhatsApp e posta algo no Facebook, os envios são contabilizados separadamente.

Paulo Whitaker - 30.jun.13/Reuters
Estádio do Maracanã, que conta com infraestrutura de conexão 4G
Estádio do Maracanã, que conta com infraestrutura de conexão 4G, antes da partida entre Brasil e Espanha

Durante a partida final, realizada no último domingo (30), superando as expectativas, mais de 88 mil comunicações de dados de dispositivos móveis foram realizadas utilizando a rede 4G, de acordo com dados da SindiTeleBrasil (sindicado das empresas de telefonia brasileiras).

No total, foram realizadas 4,6 milhões de mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,5 Mbyte.

A Folha testou aparelhos com conexões 3G e 4G na semifinal e na final da Copa das Confederações. O 4G foi mais eficiente, enquanto o 3G enfrentou problemas comuns em aglomerações, como redução de velocidade e perda de sinal. Já a conexão 2G funcionou sem problemas.

No último domingo, dia do jogo final da Copa das Confederações, foram feitas mais de 162 mil ligações entre às 17h e 21h e 495 mil comunicações pela internet, sendo 88 mil pela rede 4G.


Endereço da página:

Links no texto: