Folha de S. Paulo


Aplicativo transmite imagens de ruas brasileiras em tempo real

O Big Brother está nas ruas. A empresa VejoaoVivo oferece um aplicativo gratuito para aparelhos com sistema Android ou iOS que transmite imagens de 600 locais do Brasil em "tempo real", 24 horas por dia.

O app ajuda a consultar a situação do trânsito em avenidas de 11 Estados brasileiros e também oferece a visualização de imagens de cidades na Austrália, nos EUA, na Grécia, no Peru e na Turquia.

A maioria dos pontos é de endereços com grande movimento, como a marginal Tietê, a av. Paulista e a av. Nove de Julho, em São Paulo.

Reprodução
Imagem da av. Nove de Julho vista pelo aplicativo
Imagem da av. Nove de Julho vista pelo aplicativo

As imagens do serviço vêm de câmeras de estabelecimentos parceiros.

"Atualmente estamos em 63 cidades brasileiras, mas pretendemos estar em cem até o final do ano", afirma David Abuhab, gerente de marketing da VejoaoVivo.

Lançada no início de 2012, a ideia surgiu na cidade de Joinville (SC), com a proposta de oferecer uma forma para a população acompanhar, com um atraso de cerca de dez segundos, as chuvas fortes e as enchentes.

De acordo com a empresa, as imagens das câmeras não são gravadas, apenas transmitidas. Portanto, o serviço não funciona como um sistema de vigilância. Além disso, rostos e placas de veículos aparecem embaçados, como uma medida de privacidade.

O VejoaoVivo diz que planeja ter mais de 1.100 câmeras espalhadas pelo país até o final do ano, com uma média projetada de 5 milhões de visitantes únicos mensais.


Endereço da página:

Links no texto: