Folha de S. Paulo


Google Maps incorpora dados de ônibus intermunicipais do Brasil

O Google anunciou nesta quinta-feira (27) que incorporou ao Maps os dados de ônibus intermunicipais que ligam 800 cidades brasilieiras e que incluiu recentemente a opção de transporte público para trajetos municipais em Curitiba, Itajaí (SC), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP).

A opção já está disponível no Maps em suas versões web, para Android e para iOS. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a funcionalidade.

A atualização do serviço de mapas é fruto de parceria com o site Netviagem, de compras de passagens, e abrange 37 empresas de ônibus.

Alguns ônibus metropolitanos, como os que ligam o centro de São Paulo a cidades do ABC, já apareciam nos trajetos do Maps antes deste anúncio.

Reprodução
Google incorpora dados de ônibus intermunicipais para traçar rotas no Maps
Google incorpora dados de ônibus intermunicipais para traçar rotas no Maps

COMO USAR

Para utilizar a função, é necessário entrar no serviço, clicar na opção "Como chegar" e digitar a origem e o destino. Em seguida, clicar na opção transporte público (o ícone é uma locomotiva de metrô).

Entre as opções exibidas, o Google deve apresentar horários de ônibus. Na barra lateral situada à esquerda, busque o passo onde estará a partida do terminal rodoviário e clique nele. Serão exibidos detalhes do trajeto, incluindo a viação responsável e a opção de comprar passagens (no site da Netviagem).

Também é possível planejar viagens antecipadamente, trocando o horário da partida (opção situada logo abaixo da caixa onde se digita o destino, na parte superior da barra lateral).


Endereço da página:

Links no texto: