Folha de S. Paulo


Brasileiros criam membrana 3D para iPad

Tablets com tela 3D já existem no mercado. Alguns contam com óculos especiais para fazer o efeito funcionar, enquanto outros nos livram desse incômodo.

Nessa linha, uma start-up brasileira desenvolveu uma tecnologia capaz de levar as três dimensões ao iPad, sem a necessidade de adicionar lentes à frente dos olhos.

Disponível para todas as gerações do tablet da Apple, com exceção do iPad mini, a Magoo é uma membrana que simula o efeito tridimensional em fotos e vídeos. Ela funciona em conjunto com um aplicativo, também criado pela empresa, que converte imagens comuns para 3D em tempo real.

A tecnologia é similar à do 3DS, console de videogames portátil da Nintendo, que usa o princípio da visão estereoscópica (quando o cérebro forma uma imagem baseada em pontos específicos de duas imagens deslocadas) para criar uma ilusão tridimensional.

No caso da Magoo, são as finas linhas escuras presentes na membrana de policarbonato que "direcionam" partes das imagens para produzir o efeito desejado.

Joel Silva/Folhapress
Membrana feita por brasileiros dispensa óculos e usa tecnologia similar à do Nintendo 3DS
Membrana 3D desenvolvida por brasileiros dispensa o uso de óculos especiais pois simula o efeito 3D por meio da estereoscopia

O idealizador da membrana e sócio da Magoo Tecnologia, André Zanuto, 25, ressalta que as imagens não "pulam da tela, como no cinema, mas ganham uma sensação de profundidade".

O efeito não é surpreendente --depende muito das imagens visualizadas. Mas a experiência é divertida, boa para distrair familiares e amigos.

LICENÇA

A Magoo é a primeira tecnologia 3D para iPad que funciona sem a necessidade de óculos licenciada pela Apple. "Existem outros acessórios do gênero, mas todos são películas não destacáveis, que ficam grudadas no dispositivo", explica Zanuto. "Elas não podem receber a licença porque, para a fabricante, atrapalham a experiência do usuário."

Diferentemente da concorrência, a membrana tem presilhas que permitem sua remoção do iPad após o uso.


Endereço da página: