Folha de S. Paulo


iOS 7 muda app de câmera e tela de bloqueio; versão chega a partir de setembro

"É a maior mudança no iOS desde a apresentação do iPhone [em 2007]", definiu Tim Cook, presidente-executivo da Apple, sobre o iOS 7, novo sistema operacional para dispositivos móveis da empresa, apresentado hoje na WWDC, conferência anual para desenvolvedores da companhia, em San Francisco.

A interface do iOS 7, concebida pelo designer Jony Ive, tem ícones mais quadrados, ao estilo do concorrente Android, e possui recursos como multitarefa para todos os aplicativos, integração do serviço de mapas com carros e controles de acesso rápido.

O iOS 7 estará disponível "no outono" (primavera no Brasil, a partir de setembro) a partir do iPhone 4, do iPad 2 e iPods Touch de 5ª geração; o iPhone 3GS ou mais antigo, o primeiro iPad e iPods Touch de 4ª geração ou mais velhos não receberão a atualização do sistema. A edição beta para desenvolvedores já pode ser baixada.

A maioria das mudanças responde diretamente a reivindicações antigas dos usuários e a funções que já existiam na concorrência, principalmente no Android, do Google.

A Apple adicionou ao iOS 7 alguns recursos que já eram oferecidos na loja alternativa de aplicativos Cydia, disponível apenas para quem destravou o sistema (jailbreak), como é o caso do Control Center. A novidade é uma barra de tarefas com controle de brilho, volume, Bluetooth, lanterna e modo avião, que é exibida na tela de bloqueio e na barra de notificações, assim como no Android. Além disso, todos os aplicativos pré-instalados do iPhone, iPad e iPod Touch foram redesenhados.

ALFINETADA

A nova versão do iOS abandona imitações de materiais físicos nos ícones e nos aplicativos da Apple, como a estante de madeira do aplicativo de leitura iBooks e os detalhes de couro do calendário.

Com uso abundante de transparências, animações e efeitos tridimensionais, o novo sistema tem uma estética próxima à adotada atualmente pela Microsoft e pelo Google.
As mudanças do iOS 7 --"as maiores desde o lançamento do iPhone", em 2007, segundo o executivo-chefe da Apple, Tim Cook-- foram lideradas por Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design da empresa.

Ao lado do fundador Steve Jobs, morto em 2011. Scott Forstall, vice-presidente sênior de software do iOS, demitido em 2012, era o maior defensor da estética anterior.
Ive, que desenhou produtos como o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad, tornou-se responsável, além do hardware, pela interface de software da empresa depois da saída de Forstall.

A agora extinta preferência por texturas e objetos do mundo real foi alvo de várias piadas de Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, durante a apresentação --o fim das estantes de madeira, segundo ele, torna o iBooks "mais ecológico", e o calendário "permanece parado mesmo sem as costuras".

MAIS LEVE

O aplicativo de e-mail terá um novo visual na caixa de entrada e quando os usuários deslizarem o dedo sobre uma mensagem, o app oferecerá recursos que permitem apagar ou movê-la para outra pasta.

Já o Calendário contará com uma nova visualização padrão: quando o usuário acessar o app, ele verá no topo um resumo dos compromissos da semana e na parte inferior, o que está acontecendo no momento.

A Apple também apresentou uma interface diferenciada para acessar os aplicativos rodando no modo multitarefa: cada ícone de app contará com informações sobre o estado atual.

A assistente pessoal Siri ganhou vozes feminina e masculina menos robóticas e mostrará resultados da Wikipédia e do Bing, buscador da Microsoft --notícia mal recebida pela entusiasmada plateia de desenvolvedores. Infelizmente, ainda não haverá suporte ao português.

Reprodução
A Apple revelou nesta segunda-feira (10) a nova interface do iOS 7
A Apple revelou nesta segunda-feira (10) a nova interface do iOS 7

MAPAS

No ano passado, o iOS 6, lançado junto com o iPhone 5 nos EUA, em outubro, apresentou vários problemas em seu serviço de mapas, o que levou à demissão de três executivos: o chefe de software Scott Forstall; o responsável pelo setor de varejo John Browett, e o responsável pelo problemático aplicativo de geolocalização Richard Williamson.

Até a quinta versão do sistema móvel da companhia, eram utilizados os mapas do Google, substituídos no iOS 6 por um serviço próprio.

Agora, a Apple anuncia um aplicativo de mapas totalmente renovado e com integração com carros. O vice-presidente da Apple Eddy Cue afirmou que veículos das montadoras Honda, Mercedes, Nissan, Ferrari e Infiniti terão painéis que se integram aos dispositivos com sistema iOS para facilitar o uso dos aparelhos enquanto as pessoas dirigem.

Os usuários poderão controlar os apps Mapas, Músicas e Mensagens, além de poderem atender chamadas. Atualmente, é possível usar alguns desses recursos apenas se o motorista possuir um rádio ou computador de bordo com conexão Bluetooth.

Cue disse que essa integração estará disponível em veículos a partir do final de 2014 ou do início de 2015.

iRadio

A Apple anunciou também um novo streaming de música chamado iTunes Radio, que deve estar disponível nos EUA a partir do segundo semestre deste ano (junto com o novo iOS 7).

Disponível para iOS, Mac e Apple TV, o serviço será gratuito --com propagandas para a maioria dos usuários e sem propaganda para os assinantes do iTunes Match (que custa US$ 24,99 por ano).

Ao contrário do modelo seguido por Rdio, Spotify e Deezer --que disponibilizam todo o catálogo de músicas para o usuário escolher e elaborar playlists--, o iTunes Radio cria "estações de rádio" baseadas em músicas, artistas e histórico do usuário, de modo similar a sites como o Pandora. Se quiser, o usuário pode clicar na música para comprá-la e ouvi-la a qualquer hora.

SAFARI

Depois de ter perdido a primeira posição no mercado de smartphones para a Samsung, a Apple passou a enfatizar índices em que ainda é líder, como satisfação de consumidores, tempo total de uso dos aparelhos e quantidade de tráfego na web.

Segundo Tim Cook, o Safari é o navegador móvel mais usado no mundo. E o app não ficou de fora da renovação de interface.

No iOS 7, o Safari terá navegação entre as abas com interface 3D e o limite de 8 abas foi aumentando. Entretanto, a nova quantidade máxima de abas não foi revelada. Para voltar e avançar no histórico do novo Safari, agora basta deslizar o dedo de um lado para o outro.

CÂMERA

A câmera agora contará filtros para fotos em tempo real, como no aplicativo de compartilhamento de imagens Instagram. O álbum de fotografias foi redesenhado terá organização automática, de acordo com a data e local em que foram tiradas.

App Store

Também renovada, a loja de aplicativos App Store terá atualização de aplicativos automática, como já ocorre com a Google Play no Android. Entretanto, a empresa não informou se haverá a opção de desabilitar esse recurso, que pode ser um problema para usuários com pouco espaço de armazenamento disponível no aparelho.

A loja contará também com um recurso de geolocalização que mostrará os apps mais populares em uma determinada cidade.

SEGURANÇA

Além do tradicional Find My Phone, a tecnologia pré-instalada que ajuda a localizar o aparelho em caso de perda ou roubo, o sistema terá também um recurso que impede que o iPhone, iPad ou iPod Touch seja reativado com uma nova conta, já que, para fazer isso, será necessário que a outra pessoa tenha a senha do iCloud do dono do dispositivo.


Endereço da página:

Links no texto: