Folha de S. Paulo


Canon vai fabricar câmeras profissionais no Brasil a partir do ano que vem

A Canon vai começar a produzir na sua fábrica em Manaus câmeras do tipo reflex (com lentes intercambiáveis e usada por profissionais), no começo do ano que vem, anunciou a empresa na terça-feira (4).

Divulgação
Câmera profissional da Canon, T5i é um dos modelos que podem ser fabricados no Brasil
Câmera profissional da Canon, T5i é um dos modelos que podem ser fabricados no Brasil

A informação foi liberada durante um evento para jornalistas realizado nesta semana na sede da companhia, em Tóquio.

Até então, a empresa somente havia tornado público que máquinas compactas seriam fabricadas no país --processo que terá início no dia 1º de julho deste ano, outra novidade liberada pela Canon na terça.

A produção local (única que acontecerá fora de um país asiático, ao menos por enquanto) pode fazer baixar o preço das máquinas, mas esse não é o principal intuito, segundo a empresa.

"Diminuiremos nosso gasto com impostos, que atualmente pagamos para importar, e, assim, competiremos de igual para igual com as concorrentes. A redução do preço depende da situação do mercado", disse Jun Otsuka, presidente da Canon no Brasil, em entrevista à Folha.

Concorrentes da Canon, as também japonesas Nikon, Panasonic e Sony e a coreana Samsung fabricam câmeras compactas no Brasil. A Nikon faz também máquinas reflex (conhecidas pela sigla DSLR) no país.

A ideia é que sejam produzidos localmente os modelos mais baratos entre as câmeras consideradas profissionais, como a EOS Rebel T5i.

Para Otsuka, a demanda por câmeras do tipo no Brasil deve aumentar, já que, segundo ele, um maior número de pessoas vem se interessando pela categoria e vem crescendo em poder aquisitivo.

"A proporção de casas com DSLRs ainda é muito pequena se comparada a países como EUA, Japão e Coreia do Sul", diz Otsuka. "Mas ainda precisamos trabalhar para mostrar para o brasileiro que fotografar com uma câmera dessas pode não somente gerar fotos melhores, mas também ser muito divertido."

A fábrica no Amazonas tem cerca de 60 funcionários, número que aumentará para 100 até meados do ano que vem, diz a companhia. A produção local de máquinas fotográficas foi anunciada no meio do ano passado.

O jornalista YURI GONZAGA viajou a convite da Canon


Endereço da página: