Folha de S. Paulo


CCE e Qualcomm anunciam parceria para tablet desenvolvido no Brasil

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (4) a fabricação de dois tablets, de sete e dez polegadas, em parceria com a CCE.

Os dispositivos rodam Android 4.2 e têm como especificações técnicas processador de núcleo duplo de 1,2 GHz ou 1,4 GHz, conexão 3G e placa gráfica Adreno 305.

Roberto Dias/Folhapress
Patentes expostas na entrada da sede da Qualcomm, em San Diego (EUA)
Patentes expostas na entrada da sede da Qualcomm, em San Diego (EUA)

Os aparelhos foram desenvolvidos em São Paulo, no centro de pesquisas e desenvolvimento da Qualcomm no país. "A parceria com a CCE foi algo natural, pois ela foi a primeira licenciatária da Qualcomm no Brasil", diz Rafael Steinhauser, executivo-chefe da Qualcomm na América Latina.

A gigante norte-americana será responsável pelo "design de referência" (protótipo usado por fabricantes no desenvolvimento de seus aparelhos) e a fabricante brasileira estampará a sua marca no produto.

O desenvolvimento gerou contratações de engenheiros no Brasil --embora a empresa não especifique quantos. Além disso, houve transferência de conhecimento tecnológico

Depois de os tablets chegarem às lojas brasileiras, o "design de referência" poderá ser utilizado por fabricantes de dispositivos do mundo inteiro, inclusive por outras marcas brasileiras. Para marcas comerciais, a utilização de designs de referência barateia o desenvolvimento de produtos.

Já para a Qualcomm, o projeto marca a primeira vez em que a empresa criou um design de referência para tablets, algo que ela já fazia para smartphones.

O suporte técnico global será prestado também pela equipe da Qualcomm no Brasil. O lançamento comercial e os preços do produto ainda não foram divulgados pela CCE.


Endereço da página: