Folha de S. Paulo


Recurso de pesquisa por voz chega ao app do navegador Google Chrome para iOS

O recurso de pesquisas por voz foi adicionado na atualização mais recente do aplicativo do navegador móvel Chrome para aparelhos com sistema iOS, da Apple.

Com a novidade, que tem suporte ao português brasileiro, os usuários podem fazer buscas apenas clicando no botão do microfone do navegador e dizendo as palavras-chave do assunto que procuram, algo que ainda não é possível de fazer no assistente pessoal dos dispositivos da Apple devido à falta de suporte ao idioma nacional.

Segundo testes realizados pela Folha, o app ainda não oferece a busca melhorada, que lê o primeiro resultado em voz alta e permite pesquisar com perguntas.

Por exemplo, na versão do Chrome para computadores, você pode buscar a idade do presidente dos EUA e, em seguida, perguntar: "Com quem ele é casado?". Por causa de sua primeira pergunta, o Google perceberá que você está se referindo a Barack Obama, mesmo sem citar o nome dele.

Reprodução
Nova pesquisa por voz do Google entende o contexto de suas perguntas e lê respostas em
Usuários de iPhones e iPads agora podem pesquisar no app do Chrome apenas dizendo as palavras-chave

O aplicativo não é primeiro a oferecer reconhecimento de voz entre os serviços do Google para iPhones, iPads e iPods. O Google Now e o Google Search já tinham recursos de busca similares.

A pesquisa por voz no navegador foi uma das inovações anunciadas pelo Google na conferência para desenvoldores, ocorrida em meados de maio em San Francisco (EUA). O recurso está disponível não apenas na versão móvel do aplicativo, mas também nas edições para PCs -- até então, a empresa oferecia buscas desse tipo apenas no aplicativo para Windows 8.


Endereço da página:

Links no texto: