Folha de S. Paulo


Alternativas ao controle remoto, como apps e rastreamento de olhos, ganham espaço

No futuro, ouviremos cada vez menos a pergunta "cadê o controle remoto?". Os principais fabricantes de televisões inteligentes já oferecem várias alternativas e têm anunciado novidades para quem quer abrir mão do velho dispositivo.

LG e Samsung apresentaram na CES (Consumer Electronics Show) de 2013, em Las Vegas, evoluções para os usos de gestos e de fala.

ESPECIAL SMART TVS

A Samsung aumentou as opções de gestos e tornou o reconhecimento de fala mais eficaz. A LG introduziu a opção de controlar a TV mexendo no ar um único dedo.

Por enquanto, nas TVs da LG à venda no Brasil, os recursos de gestos e de comandos de voz são muito básicos e dependem de o usuário segurar um controle.

Mas o LA8600, modelo da LG que reproduz a voz em texto e capta os movimentos da mão com uma câmera integrada, chegará ao Brasil em junho, segundo Fernanda Summa, gerente de marketing de produto da empresa.

Também em junho, segundo André Sakuma, gerente de produtos da Samsung, a empresa sul-coreana lançará no Brasil os aparelhos apresentados na CES com novas possibilidades de comandos --por exemplo, curtir um post do Facebook com um gesto do polegar.

Samsung, LG, Panasonic, Sony e Philips têm TVs que podem ser controladas por aplicativos para smartphones e tablets, com vantagens sobre o controle remoto físico.

O aplicativo Viera Remote, da Panasonic, tem teclado e controle para jogos, além dos botões tradicionais. Também há programas independentes, como o Roomie Remote, compatível com TVs de Samsung, Sony, Panasonic e Sharp.

Outra tendência são os controles físicos minimalistas, com poucos botões, que funcionam como mouses.

A LG tem o Magic Remote (a empresa passará a chamá-lo de "Smart Magic"), que comanda um ponteiro na tela e tem rodinha de rolagem para mudar de canal.

Também simulando a interatividade do mouse, a Panasonic tem uma área sensível ao toque para o controle de sua linha Viera.

Editoria de Arte/Folhapress

COM OS OLHOS

A Cube26, empresa americana, espera ampliar as alternativas ao controle remoto com uma tecnologia capaz, entre outras coisas, de detectar a presença do usuário e rastrear seu olhar.

Usando os olhos, será possível pausar vídeos e rolar janelas de navegação.

A tecnologia aprende o padrão de olhar de cada pessoa e passa a detectar em que ponto da tela está o foco da atenção do usuário.

O sistema também é capaz de checar a idade do usuário para restringir conteúdos e de detectar emoções para personalizar a TV.

"Imagine que você está vendo um filme e dá uma gargalhada. Podemos pegar essa informação para aprimorar sistemas de recomendação", diz Kumar.

*

VOZ

A Samsung já oferece no país TVs com reconhecimento de fala e comandos por voz. Na semana passada, a LG anunciou que o novo controle Smart Magic, que será lançado em junho, entende regionalismos e gírias.

MOVIMENTO DOS OLHOS

A Haier, empresa chinesa, apresentou na CES 2013 um protótipo que usa os olhos para controlar a TV. Entre as novas formas de operar o aparelho televisivo que a Cube26 pretende introduzir no mercado no ano que vem, esta é uma.

APLICATIVOS

Há apps para smartphones e tablets feitos pelas fabricantes, como o SmartView, da Samsung e o Media Remote, da Sony; e apps alternativos, como o Roomie Remote (para iOS) e o iMediaShare (para Android e iOS).

CONTROLES MINIMALISTAS

O Magic Remote tem poucos botões mas muitas funções, como controlar um ponteiro na tela e obedecer a comandos de voz. O controle da linha Viera da Panasonic tem um "touchpad" para facilitar algumas tarefas em TVs inteligentes.


Endereço da página:

Links no texto: