Folha de S. Paulo


Recursos de novas TVs calam o narrador de partidas de futebol

No Brasil, ano de Copa do Mundo é época para trocar de televisão. Com a Copa das Confederações, que funciona como prévia do mais importante torneio de futebol, que acontece no Brasil neste ano, os fabricantes já estão aproveitando para vender aparelhos, anunciando funções que supostamente melhoram a experiência de assistir a uma partida.

A Samsung anunciou a função "futebol", um botão no controle remoto com um ícone de bola de futebol que permite ajustes de som (o som da torcida aumenta e o da narração cai) e imagem (as cores do campo ficam mais vivas). O recurso foi desenvolvido no Brasil e estará disponível em todos os aparelhos da América Latina.

ESPECIAL SMART TVS

Da mesma forma, a LG passou a alardear funções que também teriam capacidade para melhorar a vida do torcedor de sofá, como capacidade de gravar partidas e acesso a redes sociais.

Alguns recursos, porém, não são tão especiais assim. Gravar partidas ao vivo e poder voltar é algo visto em modelos disponíveis, pelo menos, do ano passado --isso sem contar que função semelhante também é oferecida por operadoras de TV a cabo.

REDES SOCIAIS

A capacidade de postar em redes sociais durante a programação é um recurso que acompanha as TVs inteligentes desde que chegaram ao mercado,em 2008.

Já para os recursos de imagem e cor, os torcedores mais pacientes podem se aventurar nas configurações do aparelho para chegar a uma experiência mais próxima à de estar em um estádio.

André Sakuma, gerente de produto para a área de TVs da Samsung, discorda: "O tipo de equalização que nós conseguimos não é possível em outros aparelhos."

Além disso, a empresa promete vender a praticidade de um único botão que ativa diferentes recursos da TV.

A relação entre futebol e TV é longa --foi durante a Copa do mundo que a transmissão colorida (em 1970), o Full HD (em 2006) e o 3D (2010) tiveram contato com um número maior de pessoas.

Segundo Luciano Bottura, gerente de Comunicação e Marketing da Sony Brasil, as vendas no mercado nacional devem aumentar em cerca de 1,5 milhão de unidades no ano que vem.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: