Folha de S. Paulo


Novo Kinect, sensor de movimentos do videogame Xbox One, "enxerga" até no escuro

A Microsoft anunciou, junto com seu novo console de games, o Xbox One, a nova geração do Kinect, sensor de movimentos da companhia.

O acessório ganhou um papel mais importante no sucessor do Xbox 360: ele agora é obrigatório para o funcionamento do aparelho --o que pode estimular mais desenvolvedores a levarem em conta o uso do Kinect na produção de jogos.

O sensor agora "enxerga" no escuro: na total ausência de luz, ele ativa o "modo noturno", capaz de captar os movimentos dos jogadores (até seis ao mesmo tempo).

Segundo a companhia, o novo Kinect é três vezes mais detalhado que a primeira versão e agora possui a capacidade de diferenciar os dedos das mãos, o movimento dos lábios, o batimento cardíaco e a expressão facial dos jogadores.

As novas funções abrem grandes possibilidades para o mundo dos games: imagine um jogo de tiro em primeira pessoa onde a arma fica menos firme quando o jogador estiver com o batimento cardíaco acelerado, ou um game de RPG em que o personagem dependa da expressão de quem o controla para conseguir convencer alguém.

Resta saber como os desenvolvedores vão lidar com as novas opções; o primeiro Kinect também parecia extremamente promissor quando foi apresentado, mas não conseguiu estrelar bons jogos além dos games de dança ou ginástica.

O jornalista ALEXANDRE ORRICO viajou a convite da Microsoft


Endereço da página:

Links no texto: