Folha de S. Paulo


Microsoft anuncia Xbox One, seu novo videogame, com lançamento até o fim do ano

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (21), a nova geração de seu console de videogames, o Xbox One.

O aparelho será lançado mundialmente ainda este ano. Mais detalhes sobre o console será mostrado na feira E3, no mês que vem, em Los Angeles.

A empresa não informou quais países receberão o Xbox One junto com o lançamento mundial e nem divulgou informações sobre o preço do videogame.

O evento aconteceu em Redmond, nos EUA, na sede da companhia. Don Mattrick, executivo responsável por entretenimento interativo da Microsoft, apresentou o novo dispositivo, que foi descrito como um "sistema de entretenimento", que torna a TV mais "inteligente e social".

"O Xbox One foi construído para se lembrar de tudo que é seu, desde a sua voz, amigos, família até games e filmes preferidos", disse Mattrick.

O novo console tem um design parecido com o seu antecessor, o Xbox 360, e um controle levemente reformulado. O Kinect, sensor de movimentos da companhia, também foi atualizado para ler mais detalhes do corpo dos jogadores e agora é integrado fisicamente ao console.

A caixa de entretenimento da Microsoft tem 8 Gbytes de RAM, mídia blu-ray, espaço de armazenamento de 500 Gbytes e um processador com 8 núcleos.

Yusuf Mehdi, vice-presidente de marketing e estratégia da Microsoft, mostrou algumas funções do novo console, ativadas por voz. O novo xbox parece responder mais rapidamente aos comandos.

Mehdi atendeu uma ligação no Skype, que funciona por um aplicativo instalado na Xbox Live, rede on-line do videogame, e navegou por alguns canais de televisão --o Xbox One funciona como apoio para programação, como mostrar perfis de jogadores de basquete quando o usuário assistir uma partida.

Ainda não está claro se a função funcionará igualmente em todas as regiões.

GAMES

Serão lançados 15 games exclusivos para o Xbox One durante o primeiro ano do console. Sete deles serão jogos inéditos, de novas franquias.

A Electronic Arts anunciou que "Fifa 14", "Madden 25", "UFC" e "NBA Live 14" serão lançados para o Xbox One.

Os jogos não foram detalhados; a empresa apenas prometeu games mais realistas, construídos com um novo motor gráfico, capaz de adicionar mais inteligência artificial aos jogadores controlados pelo computador.

"Forza Motosport 5", novo game da série de corrida exclusiva da Microsoft, também apareceu em um vídeo na apresentação.

"Call of Duty: Ghosts", que será lançado antes no Xbox One, foi apresentado em um vídeo. Segundo a Activision, responsável pela franquia, "Ghosts" terá personagens, armas e enredo completamente novos."

GERAÇÕES ANTERIORES

Com a primeira versão do equipamento, lançado em 2001, a empresa de Bill Gates vendeu cerca de 25 milhões de consoles. O Xbox 360 acumulou, até agora, 77,2 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, que ocorreu em 2005.

O jornalista ALEXANDRE ORRICO viajou a convite da Microsoft

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: