Folha de S. Paulo


Redes sociais tentam complicar exclusão de conta; saiba como sair delas

Primeiro você se deixa encantar por uma rede social ou serviço de web e não consegue passar um dia sem visitá-lo. Mas então o site começa a perguntar como você está se sentindo, onde está e com quem, e por que não compartilha coisas como antes.

Não demora para optar pelo melhor caminho: a separação. Mas encerrar um relacionamento com os principais serviços on-line pode ser tão difícil quanto se separar de um parceiro romântico que não acredita que tudo acabou.

E há bons motivos para isso: quanto mais usuários, mais lucro para essas empresas, que têm receitas vinculadas à venda de publicidade dirigida, baseada nos dados dos internautas.

Talvez nenhuma rede social entenda melhor isso do que o Facebook, cujo presidente-executivo, Mark Zuckerberg, anunciou, orgulhosamente, em outubro de 2012, que o site havia ultrapassado 1 bilhão de usuários ativos.

"Tudo gira em torno de usuários que criam conteúdo e curtem coisas, até que um dia uma marca percebe o fato e destina verbas publicitárias ao site. O produto deles somos nós", disse Jeremiah Owyang, analista setorial do Altimeter Group.

Mas nem todos os sites adotam uma abordagem "jamais vou permitir que você me abandone". Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, um site social de notícias, disse que, se um usuário quisesse apagar uma conta, "o processo deveria ser tão fácil quanto o de criar uma".

"Cabe a nós criar um produto de ótima qualidade, sem reter usuários simplesmente porque é muito difícil encontrar a saída", afirmou.

E mesmo optando por dizer adeus, como em "Casablanca", vocês sempre terão Paris.

*

TWITTER

  1. Vá ao menu "Preferências", desça até o final e clique no link de "Desativar conta" que existe no pé da página
  2. O Twitter é emotivo quando chega o momento: "Isso é um adeus? Tem certeza de que não gostaria de reconsiderar? Foi algo que dissemos? Conte-nos"
  3. Caso você realmente queira sair, clique no botão "Desativar" e confirme com sua senha
  4. Se quiser preservar as recordações -como os tuítes que escreveu no topo da Torre Eiffel-, clique em "Solicitar seu arquivo" no mesmo menu de preferências, logo acima do link de desativação

*

LINKEDIN

  1. Para cancelar a conta, faça login na página inicial e selecione a aba "Configurações", no menu que surge quando você desliza o mouse sobre seu nome de usuário, no canto superior direito da tela
  2. Clique em "Conta" e em "Encerrar sua conta"
  3. Por motivos de privacidade, é uma boa ideia remover todos aqueles aplicativos de terceiros associados à conta. Para fazê-lo, basta clicar em "Grupos, empresas e aplicativos", acima da caixa "Conta", clique em "Visualizar seus aplicativos", marque os aplicativos a remover e clique em "Remover"

*

MYSPACE

  1. É fácil se você se lembrar do e-mail que usava para a conta no Myspace, e de sua senha no site. Se ainda tem essas informações, basta ir até a aba "Minhas Coisas", escolher "Conta", sob "Configurações" no menu deslizante e selecionar "Cancelar Conta", sob "Configurações de Conta e Privacidade". Você receberá um e-mail do Myspace pedindo que confirme a solicitação
  2. Caso você não tenha mais acesso àquela velha conta de e-mail, o Myspace permite que você feche sua conta desde que comprove sua identidade preenchendo alguns dados em myspace.desk.com/customer/widget/emails/new

*

FACEBOOK

  1. Faça o login em sua conta e vá a www.facebook.com/help/delete_account
  2. Após marcar "Excluir minha conta", insira sua senha
  3. Para excluir a conta, o Facebook requer que você explique o motivo da suspensão, como "dedico tempo demais ao Facebook" ou "não entendi direito como usar o Facebook"
  4. Depois de selecionar o motivo, é preciso clicar em "confirmar", inserir de novo a senha e clicar em "desativar agora"
  5. Não é surpresa que o Facebook se despeça dizendo "esperamos que volte em breve"

*

GOOGLE+

  1. Faça login e clique no um Início, ao lado de um ícone de casa
  2. Escolha o último item, "configurações", e desça até o final da lista, onde verá uma aba chamada "Desativar Google+", que lhe permitirá escolher entre apagar apenas conteúdo da rede Google+ ou todo o seu perfil no Google
  3. É importante apontar o que deve e o que não deve ser apagado. Círculos, posts e comentários desaparecerão. As fotos não serão apagadas; é preciso removê-las por meio do Picasa Web Albums
  4. Para ocultar apenas elementos do perfil, vá à seção "sobre"

*

OUTROS SITES

Os sites Delete Your Account e AccountKiller compilaram extensas informações sobre como desativar contas em muitos outros sites

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: