Folha de S. Paulo


Barbárie nos games on-line tem solução, diz pesquisador

"Gosto de levar vantagem em tudo." A frase, imortalizada pelo ex-jogador de futebol Gérson (campeão mundial com a seleção brasileira de 1970 e conhecido como o "canhotinha de ouro"), é usada por Gabriel Fortes, usuário do fórum de discussão Reddit, para explicar um pouco o comportamento do brasileiro nos games on-line.

"Assim como o Gérson, nós nos preocupamos com algo no jogo apenas quando ganhamos alguma coisa", disse Fortes em um tópico no Reddit. "Nós também temos o famoso 'complexo de vira-lata'.Achamos que tudo fora do Brasil é melhor e aceitamos cegamente esse tipo de jogador, pois 'brasileiro é assim mesmo'", completou.

'EMBROMATION'

Jogadores podem ter um comportamento inadequado por causa da língua, segundo Julio Vieitez, diretor-geral da Level Up! no Brasil.

"A cada ano, mais e mais brasileiros entram na internet e jogam games para multidões. Mas a verdade é que poucos entendem inglês, por isso eles podem não seguir as instruções corretamente, ou mesmo entender o que as outras pessoas estão falando", argumenta o executivo.

"Nós conversamos com muitos jogadores que agiram mal no passado, que simplesmente não sabiam que o que estavam fazendo não era certo dentro da lógica do game", diz Jeffrey Lin, líder de design e sistemas sociais da Riot.

PhD em neurociência cognitiva, Lin é contratado pela Riot Games, responsável pelo game "League of Legends", para estudar jogadores "tóxicos" e propor soluções que transformem os baderneiros (não só brasileiros) em jogadores organizados, com "espírito esportivo".

Recentemente a empresa lançou um recurso chamado "chat restrito", que limita o número de mensagens que podem ser enviadas por jogadores que agiram de forma "tóxica". Isso faz com que ele tenha que economizar na hora de pedir dinheiro, emitir vários "huehuehue" e incomodar outros participantes.

"Muitas pessoas nos procuraram para serem colocadas voluntariamente na restrição de chat. Esse é um grande sinal de que muitos jogadores só precisam de ferramentas adequadas para transformar perspectivas negativas em positivas", diz Lin.

ORIGEM
De acordo com o Know Your Meme, site que reúne conceitos que se espalham na web, o "huehuehue" e o "gibe moni plox" ("me dá dinheiro, por favor") começaram a ser usadas em 2003, no RPG para multijogadores "Ragnarok Online". Na época, houve uma grande "guerra", entre jogadores brasileiros e estrangeiros.

Editoria de Arte/Folhapress

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