Folha de S. Paulo


MSN começa migração no Brasil na quarta; usuários devem mudar para o Skype

Depois de anunciar o fim do Windows Live Messenger (anteriormente conhecido como MSN) em fevereiro, chegou a hora de a Microsoft aposentar definitivamente o serviço de mensagens instantâneas: ele começa a ser desativado nesta terça (30) no Brasil.

É o início do fim do bate-papo on-line mais popular do mundo. Nos próximos dias, quem quiser continuar usando a rede da Microsoft para se comunicar deverá migrar para o Skype, adquirido pela empresa por US$ 8,5 bilhões em maio de 2011.

Os usuários que aderirem ao Skype não perderão os contatos do MSN. Para encontrá-los, basta fazer o download da versão 6.0 ou superior do software e entrar com a conta do Messenger. Também será possível unificar ambas as contas em uma só lista.

Desenvolvido pela Microsoft em 1999, o MSN conquistou o público do antigo ICQ, pioneiro das mensagens instantâneas nos anos 90.

Porém, na década passada, o serviço começou a perder usuários especialmente para redes sociais e SMS. Em 2010, tinha 300 milhões de usuários; em fevereiro, o número havia caído para 100 milhões.

Já o Skype tem mais de 280 milhões de usuários. Para a Microsoft, não fazia sentido, após o investimento bilionário feito em 2011, manter dois programas concorrentes.

Além de oferecer as mesmas funções do Messenger, o Skype permite a venda de créditos telefônicos, mais uma fonte de renda para a Microsoft. A companhia também considera as chamadas em vídeo no Skype superiores às do MSN.


Endereço da página:

Links no texto: