Folha de S. Paulo


Pesquisadores criam bateria que recarrega mil vezes mais rápido que tecnologia atual

Pesquisadores da Universidade de Illinois desenvolveram uma microbateria de íons de lítio que pode ser recarregada mil vezes mais rápido que a tecnologia usada atualmente.

A invenção tem "desempenho superior ao dos melhores supercapacitores e pode dar origem a novas aplicações para eletrônicos compactos", de acordo com um artigo publicado na edição da Nature Communications dessa quarta-feira (16).

Para William P. King, professor de ciência mecânica e engenharia que liderou a pesquisa, o tamanho da bateria limitava qualquer tipo de dispositivo --até agora.

Bobby Yip/Reuters
O
O "phablet" Samsung Galaxy Note entre um smartphone (BlackBerry Bold, no topo) e um tablet (iPad 2)

"Nas últimas décadas, os eletrônicos ficaram menores, assim como as 'partes pensantes' dos computadores. Mas a bateria parou no tempo", afirmou.

Segundo a pesquisa, a tecnologia desenvolvida pode mudar todo esse cenário, agora que a fonte de energia pode ser tão pequena e poderosa quanto os outros componentes.

O artigo lembra que quanto mais potentes são as aplicações de um eletrônico, mais energia elas consomem e mais curta é a duração de uma bateria.

Com a descoberta, no entanto, potência e energia poderão conviver de forma mais harmônica. Seu smartphone, por exemplo, poderia durar bem mais que um dia, mesmo sob uso contínuo.

O tamanho reduzido da bateria --em conjunto com outros fatores-- permitiria ainda que ela fosse recarregada bem mais rápido. O processo não duraria mais que um piscar de olhos.


Endereço da página: